Os EUA estão arruinados, dispara autor de “Pai Rico, Pai Pobre”, dizendo que inflação veio para ficar
Em entrevista à Fox Business nesta semana, o investidor e autor do best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”, Robert Kiyosaki, voltou a alertar para um colapso nos mercados, diante da elevada dívida do governo americano, que ameaça a estabilidade do dólar e provoca uma inflação descontrolada.
“A América está arrasada neste momento”, disse Kiyosaki, ressaltando que o país“enfrenta graves problemas financeiros por causa de sua dívida”.
Ele chamou a atenção para o aumento dos juros que o governo tem que pagar, o que o obriga a cortar outras despesas ou emitir mais dinheiro para honrar seus compromissos.
“Não gosto de dizer isso, mas a inflação veio para ficar, a incompetência veio para ficar, e eles vão seguir imprimindo mais dinheiro para quitar a dívida”, afirmou ele, declarando que, nessas circunstâncias, prefere ter ouro.
Vale lembrar que a dívida americana já se aproxima de 34 trilhões de dólares, um crescimento de mais de 50% em dez anos, e especialmente nos últimos anos, quando o governo desembolsou quantias expressivas para sustentar a economia durante a pandemia e investiu em infraestruturas, energia limpa e outros projetos relevantes.
“Estamos quebrados”, disparou, acrescentando que “continuamos imprimindo dinheiro para solucionar nossos problemas, mas não podemos manter isso por muito tempo”.
Ele também contestou a corrente de pensamento predominante que prevê que a economia dos EUA conseguirá um “pouso suave”, que, para Kiyosaki, é uma “ilusão”, estimando que um “pouso forçado é mais provável”.