Internacional

Origem do vírus? “É cedo”; Hong Kong confina dois bairros

Reuters

A uma semana de terminar o primeiro mês de 2021, o balanço não é positivo. A esperança que a viragem do ano iria trazer mais vitórias do que derrotas, na batalha contra a Covid-19, deu lugar a trágicos números. Praticamente todos os dias batemos recordes, ora no número de novos casos, ora nos internamentos, ora nas mortes.

Só esta sexta-feira, Portugal contabilizou 13.987 novos casos de infeção e registou um novo máximo a nível de vítimas mortais. 234 pessoas perderam a luta contra este vírus invisível, em apenas 24 horas.

Perante a iminência do colapso dos hospitais nacionais, o país está em Estado de Emergência, com dever de recolhimento domiciliário e outras tantas medidas que têm como objetivo diminuir a propagação do novo coronavírus e, por consequência, o número de internamentos e de mortes.

Recorde-se que, tal como era de esperar, a Covid-19 chegou também ao Governo. Quatro ministros encontram-se em confinamento profilático por estarem infetados.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

11h14 – Vários Governos nos Balcãs, além do desafio de obter e administrar rapidamente milhões de vacinas, têm que lidar com a desconfiança ou oposição aberta à vacinação contra o SARS-CoV-2 de líderes religiosos e fundamentalistas de extrema-direita.

10h57 – Atualização na Alemanha: As autoridades de saúde alemãs relataram 16.417 novas infeções e 879 mortes devido ao novo coronavírus nas últimas 24 horas no país, segundo dados atualizados hoje pelo Instituto Robert Koch (RKI).

10h24 – “A imagem é bela, a história é comovente. Este militar da Marinha foi pai há poucas semanas. Por estes dias teve de se despedir da filha para ir para a linha da frente no combate à Covid-19. O tenente Andrade é um dos muitos profissionais de saúde que continuam a dar o máximo face a um inimigo que é de todos. Da nossa parte resta-nos, a todos e a cada um, cumprir com as indicações das autoridades para que este pai volte rapidamente e em segurança para junto da sua filha e da sua família. Ele e tantos outros. Todos queremos a nossa vida de volta”, contou, este sábado, a Marinha Portuguesa, na página de Facebook da instituição.

09h39 – Nas redes sociais muitas são as pessoas que estão a partilhar uma imagem do exterior do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, tirada esta sexta-feira. Na foto vê-se uma fila com mais de uma dúzia de ambulâncias, dos bombeiros e INEM. “Ainda existem pessoas que dizem que isto [Covid-19] é mentira”, escreveu um dos internautas.

09h17 – Soro Issuf, de cinco meses, aguarda a vacinação de rotina num hospital na Costa do Marfim. Apesar dos desafios da pandemia Covid-19, a UNICEF “está a trabalhar para garantir que as crianças sejam protegidas contra doenças potencialmente fatais, como a poliomielite, o sarampo e a difteria.

09h03 – O Governo dos Açores autorizou a presença de público nos recintos desportivos até a um quarto da lotação em todas as ilhas, à exceção de São Miguel, que regista mais casos de Covid-19 no arquipélago.

08h55 – O Governo de Hong Kong, que vive a sua quarta onda de infeções pelo novo coronavírus, confinou hoje dois bairros populosos localizados na península de Kowloon, numa tentativa de impedir o avanço do vírus.

08h23 – Conhece alguém que ainda precise de um desenho? A PSP fá-lo.
“Vai PAC’asa man. Fique em casa para sua protecção pessoal e de responsabilidade para com a comunidade. Nós cuidamos da sua rua”, apelou esta força de segurança, este sábado, na sua página de Facebook.

08h00 – Índia registou 152 mortes por Covid-19 e 14.256 casos nas últimas 24 horas, informaram hoje as autoridades indianas.

07h58 – A Comissão Federal de Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris) do México informou sobre os risco da comercialização ilegal da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Moderna Pharmaceuticals, que está a ser vendida através de redes sociais.

07h47 – O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) condenou a postura do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), depois deste ter criticado a falta de coordenação que faz com que as ambulâncias se acumulem nas urgências dos hospitais.

07h32 – Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala hoje, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas.

07h21 – China registou 107 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, 90 dos quais são contágios locais, informou hoje a Comissão de Saúde do país.

07h15 – A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu na sexta-feira ser “muito cedo” para se tirar quaisquer conclusões sobre se a Covid-19 teve a sua origem na China.

07h11 – México registou 1.440 novas mortes pelo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo máximo diário no país que contabiliza agora 147.614 óbitos desde o início da pandemia.

07h07 – Timor-Leste. As autoridades de saúde timorenses anunciaram hoje onze novos casos da Covid-19, o maior número confirmado no mesmo dia.

07h04 – Na ilha do Sal, a mais turística de Cabo Verde, cerca de 400 famílias viviam dos táxis e das ‘corridas’ diárias que começavam cedo pela manhã, vida alterada pela Covid-19, deixando estes profissionais a tentar apenas sobreviver.

07h01 – Os Estados Unidos registaram 4.151 mortos e 194.111 infetados com o novo coronavírus em 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h00 – Bom dia! Começamos aqui um novo registo onde poderá acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. 

Clique aqui para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo