Compondo a programação de Meio Ambiente, cooperativa de reciclagem ministra oficina ensinando sobre a importância da reutilização de materiais

A 23ª edição do Fica, em parceria com a Secretaria de Estado da Retomada, por meio do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), realizou nesta quarta-feira (25), a oficina “Recicla Tudo: aprendendo e educando com resíduos sólidos”, que aconteceu no galpão da Cooperativa Recicla Tudo. Os próprios cooperados ministraram a oficina, ensinando, na prática, como é o processo de separação e reutilização dos materiais que seriam descartados no lixo.

A oficina de reciclagem foi aberta para toda a comunidade vilaboense, com foco principal nos estudantes. De acordo com a professora da UEG, Janete Silva, o objetivo de ministrar a oficina para alunos do ensino fundamental é para que as crianças adquiram novos hábitos e que comecem, ainda na infância, a  refletirem sobre a importância da reciclagem na preservação ambiental.  “As crianças são sensibilizadas em termos de cuidar melhor da cidade, de pensar na reutilização de materiais que seriam descartados no lixo. Pensar na reciclagem como  uma ação, uma atividade cotidiana”, ponderou.

Para o presidente da cooperativa, José Vicente Ferraz, o Fica é uma ótima oportunidade de mostrar para a comunidade como funciona o trabalho realizado no galpão. Complementou dizendo que é importante o apoio da população, pois muitas vezes as pessoas descartam algum material por não saberem que pode ser reutilizado. Por isso a importância da aproximação entre cooperativa e comunidade.

A cooperativa Recicla Tudo nasceu da iniciativa de catadores que trabalhavam no lixão da cidade e, hoje, segundo José Vicente, “ela mantém 10 famílias, que vivem apenas com a renda dos materiais reciclados”, afirmou. E complementou frisando sobre a importância de ensinar as crianças  sobre a coleta seletiva e reciclagem, pois elas podem dividir os conhecimentos adquiridos com seus familiares, e assim ajudar na expansão e fortalecimento da cooperativa.

Na ocasião, os cooperados puderam compartilhar um pouco da experiência de como é o processo de coleta, separação e reciclagem. Mostrando que é possível transformar “lixo” em dinheiro. Foi um momento de bastante aprendizado para as crianças, onde elas puderam tirar dúvidas e participar de dinâmicas informativas.

A professora de ciências, dos alunos que estavam ali presentes, Fernanda Alves,  achou a iniciativa interessante, pois ajuda os alunos a compreenderem sobre o meio em que estão inseridos. “É importante para eles vivenciarem a experiência das pessoas e também perceberem que eles podem contribuir de alguma forma na reutilização de materiais e preservação do meio ambiente”, finalizou.

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]