No Nordeste o crescimento econômico chega até 30% com os festejos junino
Nas cidades em que há festas tradicionais, o clima no setor é de otimismo; estabelecimentos apostam em pratos típicos e apresentações tradicionais para atrair clientes
Com forte tradição no Nordeste, as festas juninas vêm para animar tanto o público, que aproveita para curtir as programações especiais de arraiais e quermesses, apresentações de grupos tradicionais de dança e degustação de comidas típicas do período, quanto os proprietários de bares e restaurantes, que esperam crescimento na receita em virtude da data. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), nas cidades com festividades mais populares, a expectativa do setor é faturar entre 10% e 30% a mais que o mesmo período no ano passado.
Em Pernambuco, a estimativa de crescimento no período junino é de até 20% em relação à 2022. No Ceará e em Alagoas, espera-se aumento de até 10% nos bares e restaurantes; já em Sergipe, a expectativa é alta: estabelecimentos ligados a eventos juninos aguardam aumento de até 30% na receita. No interior da Bahia, o clima é de otimismo: nas cidades em que não há festas tradicionais, o setor espera aumento de até 50%. Já naquelas que investem em arraiais, espera-se até o triplo.
“A tradicional festa junina no Nordeste é uma celebração que gera grande expectativa de crescimento no faturamento do setor, especialmente para os estabelecimentos localizados nas cidades que sediam as festas mais tradicionais. O São João, ao coincidir com um final de semana, oferece um convite adicional para que a população desfrute dessa data tão animada nos bares e restaurantes”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
Medidas para atrair clientes
Os donos de restaurantes apostam em várias iniciativas para atrair o público a aproveitar o São João nos estabelecimentos, já que a data tem fama de ter as comidas mais saborosas no ano. Comidas típicas da época e decorações juninas estão sempre presentes durante todo o mês; em estabelecimentos maiores, apresentações com grupos de danças tradicionais, quadrilhas e muito forró pé de serra, devem animar os frequentadores.