Micro e pequenas empresas priorizam canais on-line na Black Friday, diz pesquisa

Maioria dos entrevistados investe pela primeira vez na data e prevê crescimento de vendas proporcional ao aumento do orçamento em marketing digital 

A Hostinger, empresa global de hospedagem de sites que opera no Brasil desde 2014, realizou uma pesquisa com sua base de clientes sobre a presença digital de empresas de diferentes setores na Black Friday 2023. Entre os entrevistados, 81.4% são microempresários, 13.7 % representam pequenas empresas, e 4.9%, médias empresas. 

Entre os entrevistados que investiram na Black Friday deste ano, 94.1% relatam que o principal meio utilizado para as campanhas são os canais digitais. Já para 64.7%, esta é a primeira vez que a empresa está investindo em presença digital especialmente para a data.

A pesquisa demonstra, ainda, que 56.2% aumentaram o orçamento em marketing digital em mais de 30% em relação a 2022 e 50% esperam um crescimento na mesma proporção.

Embora haja um aumento orçamentário em canais digitais, apenas 12.5% dos respondentes afirmam ter contratado mais pessoas para o atendimento on-line durante as campanhas da Black Friday. A mesma porcentagem de 12.5% menciona a “falta de atendentes on-line” como um dos maiores desafios para a data.

Os fatores selecionados como mais desafiadores para os negócios on-line na Black Friday incluem: “gerenciamento de estoque” e “atrasos nas entregas”, empatados em segundo lugar, com 18.8% das respostas; e, em primeiro lugar, o gerenciamento de múltiplos canais de venda, apontado por 50% dos entrevistados.

Segundo Rafael Hertel, country manager da Hostinger no Brasil, as micro, pequenas e médias empresas têm um grande potencial de avançar em estratégias digitais para a próxima edição da Black Friday, em 2024, sobretudo com auxílio de novas tecnologias como a Inteligência Artificial: 

“A pesquisa reforça que, ano a ano, mais empreendedores notam a importância de criar uma maior presença digital, se aproximarem do consumidor em diferentes canais e aumentar a fatia de vendas on-line. É um grande desafio mas que conta também com uma grande aliada: tecnologia a baixo custo. Hoje é possível, por exemplo, apenas com um smartphone, criar uma loja virtual completa com ajuda da Inteligência Artificial generativa. Os novos recursos eliminam barreiras e promovem mais acesso a diferentes perfis de empresas”, analisa o especialista em estratégias digitais.

Sobre a Hostinger

Empresa global de hospedagem de sites, a Hostinger foi fundada como uma startup na Lituânia em 2004 e tornou-se, em 2020, a empresa do setor que mais cresce no mundo. Está presente em mais de 150 países e conta com dois milhões de usuários pagos. Em operação no Brasil desde 2014, tem hoje no país sua maior base de clientes. Além da hospedagem de sites com painel de controle exclusivo, a empresa oferece soluções alimentadas por Inteligência Artificial tanto para sites WordPress quanto no criador de sites Hostinger (que funciona com blocos “arrasta e solta”). As notas de reputação oferecidas pelos usuários à empresa estão entre as mais altas em sites como Reclame Aqui (onde possui o selo RA1000), Google, HostAdvice, Trustpilot e WPBeginner. Também com base nas avaliações dos consumidores, em 2021 a empresa ficou em primeiro lugar no ranking nacional da B2B Awards para hospedagem de sites.


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