Marketing de Influência: Gastos globais com esta modalidade crescerão 55% nos próximos quatro anos
Marketing de Influência: Gastos globais com esta modalidade crescerão 55% nos próximos quatro anos, apontam dados da OnlyAccounts.io e da Statista
O Marketing de Influência é uma tendência que veio para ficar e só tem a crescer mais e mais nos próximos anos.
Os influenciadores digitais estão cada vez mais presentes nas campanhas de marketing, e são como pontes que ajudam as marcas a alcançarem os mais variados nichos de clientes. Investir em Marketing de Influência pode ser a grande saída para o seu negócio alavancar de uma vez.
Companhias globais devem encerrar o ano de 2023 com gastos superiores a US$30 bilhões em publicidade feita por influencers, segundo dados divulgados pela OnlyAccounts.io. Esses números revelam todo o potencial dessa modalidade.
Na opinião de Alexandre Rugerio, CEO da agência figital Hub BMD, o Marketing de Influência tem desempenhado um papel cada vez mais significativo na estratégia de marketing de muitas empresas. “Utilizando dessa ferramenta podemos ampliar o impacto das campanhas com maior alcance e credibilidade. Mas é importante observar que o Marketing de Influência não é uma estratégia sem desafios, como a escolha do influenciador certo e o ganha-ganha dessa parceria. É preciso ter um acompanhamento eficaz, com transparência, seguindo as regulamentações e práticas éticas, cada vez mais importantes nesse campo”, comenta.
Todo o crescimento desse tipo de estratégia não é de hoje e vem sendo registrado desde 2017, quando marcas e empresas globais investiram cerca de US$6 bilhões em Marketing de Influência, de acordo com a Statista. Há também a previsão de que a modalidade receba investimentos progressivos até 2027, ano que deverá ser iniciado com um investimento estimado em US$48 bilhões – um crescimento médio de US$4,2 bilhões nos próximos quatro anos, ainda segundo a Statista.
Rugerio comenta ainda sobre a importância dos influenciadores ao desempenhar o papel de humanizar as marcas: “Essa prática permite que as marcas segmentem seu público-alvo com precisão, escolhendo influenciadores que tenham seguidores que se encaixem no perfil desejado. Os influenciadores têm o potencial de alcançar públicos significativos, sendo assertivos para direcionar nichos de mercado específicos. Isso humaniza a marca, tornando-a mais acessível aos olhos dos consumidores, especialmente em um mundo no qual as pessoas se conectam com marcas que refletem seus valores e interesses”, finaliza.
Dados complementares apontam que a Indústria de Influência dos EUA crescerá 52% entre 2023 e 2027, e o gasto total com publicidade no país saltará de US$4,9 bilhões para US$7,5 bilhões. Já o Reino Unido deverá manter um crescimento estável de 47% nos gastos com publicidade no mesmo período.
Por fim, os números apontam que a China será a grande razão para o crescimento global do mercado de influência. O país já se desponta como o maior mercado de influência do mundo, e os dados projetam que mais da metade do valor de investimento para 2027, cerca de 26,5 mil milhões de dólares, virá do país asiático. Dessa forma, os dados da Statista projetam o mercado chinês como o que mais crescerá nos próximos quatro anos. Ao fim do ano de 2023, as marcas chinesas terão gastado cerca de US$16,7 bilhões em anúncios com influenciadores.