Maringá

Maringá se destaca com 5 projetos aprovados no edital ′Centelha′

YesDrone
Maringá representa 5 dos 30 projetos aprovados preliminarmente no ′Centelha′, programa nacional de estímulo à inovação e cultura empreendedora, com edição especial para o Paraná. Outros 2 projetos estão na lista de espera. A aprovação de 7 das 58 submissões de empreendedores locais indica o melhor índice de aproveitamento do estado neste processo, resultado das excelentes iniciativas surgidas no município.

Os números são do resultado preliminar da 3ª e última fase de avaliação de projetos. O resultado final será anunciado em 9 de fevereiro. Os participantes aprovados receberão cerca de R$60 mil a fundo perdido, além de capacitações em gestão.

A Prefeitura de Maringá, o Centro de Inovação de Maringá (CIM) e o Sebrae participaram do processo como incentivadores e auxílio para melhor desempenho dos inscritos. “O resultado mostra mais uma vez o protagonismo maringaense no cenário empreendedor”, acredita o diretor de Inovação da Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom) de Maringá, Cesar Rael.
Confira os 5 projetos maringaenses aprovados preliminarmente: 
′Equipamento sensor de mau hálito (Bad Breath Sensor)′, elaborado por Eduardo Radovanovic. Subvenção aprovada. Temática: eletrônica.

′SmartCube – ventilação não invasiva inteligente e interativa′, de Daniel de Matos Silva. Temática: Automação.
′Detecção precoce de nematóides em culturas agrícolas′, de Carla Porto da Silva  Temática: Química e Novos Materiais .

′Tratamento de efluente industrial pelo método Lodo Poroso′, de  Murilo Pereira Moisés. Temática: Biotecnologia e Genética.

′CicloScience – produção e aplicação de ciclodextrinas′, por Graciette Matioli. Temática: Biotecnologia e Genética.

Suplentes
Cervejaria de Bancada – Biorreator de 2 litros, de Ghiovani Zanzotti Raniero. Temática: Automação
Produção de Óxido de Grafeno para fabricação de filtros e máscaras, de Celso Vataro Nakamura. Temática: Química e novos materiais

Confira a lista no edital do Centelha, disponível neste link.

Maringá avançou nos programas de incentivo ao empreendedorismo e inovação nos últimos anos. Em 2017, foi sancionada a Lei de Inovação, de autoria da Prefeitura de Maringá. A partir deste período o município aumentou o número de editais de inovação, com duas publicações anuais. “Muito se fala em inovação. Temos, inclusive, uma secretaria dedicada a essas ações. A crença na inovação como ação transversal, a divulgação, incentivo à participação e apoio constante da prefeitura ao desenvolvimento de projetos é o que faz a diferença deste ecossistema em Maringá”, reforça Rael.
Clique aqui para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo