Levantamento revela clubes brasileiros que mais vendem para principais clubes europeus
A estreia de Lucas Beraldo no PSG, que aconteceu nesta terça-feira (03), e a provável estreia de Vitor Roque pelo Barcelona nesta quarta (04) foram só duas das milhares de negociações que acontecerão até o começo de fevereiro. Apesar do começo do ano simbolizar férias e recomeços para grande parte dos clubes brasileiros, é a metade da temporada europeia e a época onde o mercado de transferências abre. Com as movimentações entre jogadores e clubes se concretizando, o Torcedores.com fez um levantamento de quais clubes brasileiros mais negociaram com os principais clubes europeus.
Falando de times europeus, foram consultadas no site Transfermarkt e rechecadas nos sites O Gol e Wikipedia todas as transferências de times brasileiros para os 23 campeões da UEFA Champions League e mais nove clubes melhores ranqueados no ranking de coeficientes de clubes da UEFA. São eles: Real Madrid, Milan, Bayern de Munique, Liverpool, Barcelona, Ajax, Internazionale, Manchester United, Juventus, Benfica, Chelsea, Nottingham Forest, Porto, Celtic, Hamburgo, Steaua Bucarest, Olympique de Marselha, Borussia Dortmund, Manchester City, Feyenoord, Aston Villa, PSV, Estrela Vermelha, PSG, RB Leipzig, Roma, Atlético de Madrid, Sevilla, Villarreal, Napoli, Arsenal e Tottenham.
Os Soberanos no topo
No topo da lista, o São Paulo aparece com 37 jogadores vendidos para os 32 clubes avaliados. Os destaques vão para as quatro vendas para o PSG, clube que ganhou muito renome recentemente, e as quatro para o Real Madrid, maior campeão da Champions League e considerado por muitos o maior clube do futebol mundial. Além de Beraldo, Lucas Moura, Raí e Souza acabaram em solo parisiense após serem vendidos. Já Casemiro, Cicinho, Ricardo Rocha e o lateral Vítor vestiram a camisa merengue.
Logo após o tricolor paulista, aparece o Flamengo com 34 jogadores negociados. O maior parceiro do rubro-negro é o Porto, com cinco transferências. Mais um clube parceiro dos Dragões é o Santos, que fechou o top 3 com 33 vendas, sendo que seis delas vestiram a camisa azul e branca. No caso do time da baixada, grande parte das negociações foram feitas nos últimos 20 anos e a próxima a ser concretizada será a de Marcos Leonardo, que partirá para o Benfica.
Palmeiras e Corinthians levam a rivalidade para fora de campo também. Isso porque, dos 32 atletas do alviverde, cinco foram vendidos para o Porto e dos 30 jogadores que o Corinthians vendeu, cinco foram parar no Benfica. Duas jovens peças dos paulistas ajudarão no crescimento desses números em breve: isso porque, apesar do negócio já estar fechado, Endrick só vai ao Real Madrid em julho de 2024 quando completar os 18 anos. Já Gabriel Moscardo, joia do Corinthians, também tem suas negociações avançadas com o PSG, mas nada foi anunciado por nenhuma das partes.