Programa está com inscrições abertas até 23 de junho para jovens talentos que almejam transformar suas vidas. Conheça histórias de três jovens que realizaram esse sonho

O sonho de estudar fora do País e conquistar um diploma estrangeiro move muitos alunos brasileiros. Apesar disso, ter acesso a universidades renomadas como Harvard, Yale e Stanford não é tão fácil, pelo contrário, demanda esforços acadêmicos e financeiros. Afinal, além de altas mensalidades e custos com materiais de estudo, há ainda as despesas com vistos, passagens, acomodação e transporte.

A boa notícia, porém, é que existem bons programas nacionais que impulsionam estudantes talentosos, de baixa renda, em uma carreira acadêmica de sucesso dentro e fora do Brasil, como o Ismart. A instituição, desde 1999, é responsável por transformar a vida de jovens talentos que não teriam condições financeiras para concretizar seus sonhos.

Da periferia de Belo Horizonte a Harvard. Com parada em Yale e Stanford

 

Harvard é, certamente, um dos nomes mais famosos quando o assunto são universidades com reconhecimento mundial. Os filmes e séries americanos, por exemplo, sempre citam a instituição como o sonho de muitos estudantes, afinal, sua história secular reflete na excelência acadêmica. Bem perto da famosa faculdade, que já formou nomes como Barack Obama, Mark Zuckerberg e Bill Gates, também estão as universidades Yale e Stanford, todas localizadas nos Estados Unidos e extremamente concorridas.

O fato é que a concorrência por uma vaga nesses lugares não se limita somente aos americanos, pelo contrário. Anualmente, estudantes de todo o mundo participam das difíceis etapas de seleção. Sofia Oliveira, 18, é uma delas. A mineira, moradora da região do Barreiro, periferia de Belo Horizonte, é uma jovem com altas habilidades que contou com o Ismart para driblar as dificuldades financeiras e ter acesso a uma ótima escola no Brasil, abrindo as portas das universidades estrangeiras. Ela se dedicou e conquistou uma vaga não só em uma, como nas três universidades, mas escolheu Harvard para cursar Química e Ciências Sociais.

Sofia era aluna de uma escola pública até ingressar, inicialmente, no programa Bolsa Talento do Ismart, que garantiu sua vaga no Colégio Santo Antônio, na capital mineira. Ela lembra, no entanto, que antes de se tornar uma aluna Ismart, as coisas não estavam bem, seu pai que trabalhava como vigilante, havia ficado desempregado, deixando as dificuldades financeiras mais evidentes e sua mãe fora diagnosticada com uma doença crônica. “Mesmo com as adversidades, nada me impossibilitou de continuar lutando pelo futuro. O estudo sempre foi minha prioridade, mesmo que nesse período eu me sentisse limitada por algumas condições. Eu busquei oportunidades, participei de eventos educacionais, conselhos estudantis e olimpíadas”, diz.

Hoje, universitária, Sofia nunca se deixou acomodar ou parou de se empenhar em qualquer momento. Quando ingressou no Ismart, além de se dedicar aos estudos regulares, ela se empenhou em projetos de educação acessível, aulas de inglês, empoderamento feminino nas ciências, projetos legislativos e projetos de pesquisa farmacêutica, além de encorajar seu pai a terminar o Ensino Médio.

Ela garante que o programa do Ismart foi para ela como uma luz no fim do túnel. “O projeto me deu esperanças para continuar investindo não só na minha educação, mas também a potencializar e ampliar minhas ações para as comunidades ao meu redor”, confessa.

Em contagem regressiva para ser, agora, uma aluna de Harvard, ela conta emocionada que o Instituto é responsável por todos os recursos possíveis e inspiração para ter sonhos que antes ela não tinha coragem de sonhar. “Ter estudado em um colégio de qualidade, com acesso a uma ampla e acessível rede de apoio e motivação foram fatores essenciais para meus resultados positivos. Sou extremamente grata por isso”, diz.

Um paulistano em Illinois (EUA)

Quem também passou por uma verdadeira mudança de vida, por meio do programa de desenvolvimento do Ismart, é Brenno S. Cardoso, 20, que atualmente cursa Ciências da Computação na Northwestern University, Illinois (EUA). O paulistano, que cresceu no bairro periférico Jardim Danfer, na cidade de São Paulo, se prepara para receber o diploma de uma renomada instituição americana, sempre teve sua vida marcada por medalhas e conquistas acadêmicas, inclusive o sonho de estudar fora do Brasil nunca foi algo novo, pelo contrário, sempre foi latente.

Brenno, um aluno aplicado e dedicado aos estudos, descobriu o Ismart enquanto lia um jornal com seu avô em 2015. À época, sua mãe havia parado de trabalhar para cuidar de seu irmão e a família passara a viver exclusivamente da renda de seu pai. Brenno viu, então, o Ismart como uma oportunidade de chegar mais próximo de seus objetivos, com a gratuidade da bolsa e as ajudas de custo que o Ismart oferece. Ele sabia que somente com o apoio financeiro seria possível realizar o sonho de estudar em boas instituições, conquistar um bom lugar no mercado de trabalho e transformar a vida da sua família.

A partir daquele dia, se empenhou e passou no processo seletivo, garantindo sua vida em um importante colégio da capital paulista. Mas, para o aluno exemplar que sempre foi, apenas isso não seria suficiente. Ele, então, conseguiu ajuda para participar, também, de um curso preparatório para o TOEFL (certificado de influência em Língua Inglesa para estrangeiros), e mais uma vez alcançou o sucesso.

Na mesma época, Brenno garantiu sua primeira conquista no exterior e estudou, com bolsa integral, o curso de Introdução à Escrita Acadêmica de Harvard. E se já não fossem vitórias suficientes, ele retornou ao Brasil e passou a estudar na Universidade de São Paulo (USP). Logo depois, ele garantiu a vaga no curso de Química na Northwestern University, mas acabou migrando para Ciência da Computação.

Prestes a concretizar o sonho do diploma estrangeiro, Brenno conta que sem o apoio dos profissionais do Ismart e todos os recursos que a instituição oferece, nada disso seria possível. “Em todas as vezes que encontro ou tenho a oportunidade de falar com novos alunos faço questão de incentivá-los a focar no esforço, não no resultado. Se deu errado, tudo bem, me esforcei, bola pra frente. Tire o máximo de cada experiência”, diz.

Ponte aérea Nova Iguaçu – São Francisco

Já imaginou aos 18 anos já estar matriculada em uma das principais instituições de ensino americanas? Esse era o sonho da dedicada Betânia Alves dos Santos que, em agosto próximo, começará a cursar Ciências Sociais com ênfase em Economia pela Minerva University, em São Francisco, no estado da Califórnia (EUA).

A moradora de Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense (RJ), conheceu o programa de desenvolvimento em 2016 e permaneceu no Ismart online até 2018, programa esse que a ajudou a se preparar para o programa Alicerce, que a garantiu uma bolsa de estudos integral no Colégio Pensi, uma instituição de ensino privada, bastante conceituada, porém inacessível para a condição financeira de Betânia na época.

A estudante talentosa, com um enorme potencial acadêmico, nunca se limitou ao que os professores passavam em sala de aula. Seu perfil determinado e aplicado a motivou, também, a participar de eventos, desafios, cursos e jamais recusou nenhuma oportunidade em que o conhecimento batesse à sua porta.

Ela conta que para uma menina do Rio de Janeiro, com potencial, mas pouco apoio e direcionamento, seria praticamente impossível realizar o sonho de ter acesso a universidades de renome e se tornar uma profissional competitiva no mercado de trabalho. “O Ismart abriu todas as portas para que eu pudesse abrir a minha. O projeto vale a pena, ele te ampara nas áreas acadêmicas, pessoal e emocional, te abre caminhos e oportunidades. Eu incentivo todos os que pensam em ingressar, que não tenham medo, se esforcem e dêem seu máximo”, conta.

Construa um futuro incrível com o Ismart 

Para quem sonha com um futuro brilhante, seja no exterior ou no Brasil, o Ismart está com inscrições abertas para o processo seletivo de estudantes talentosos de baixa renda que estejam cursando atualmente o 7º ou 9º ano do Ensino Fundamental. São quase mil oportunidades para os três projetos da instituição: Ismart Online, Alicerce e Bolsa Talento. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site.

Sobre o Ismart

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos, Ismart, é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1999 com o objetivo de identificar jovens talentos de baixa renda e conceder bolsas de estudos presenciais e online, além de um programa de desenvolvimento pessoal que pode durar até o fim da graduação. Atualmente, atua nas cidades de Belo Horizonte, Cotia, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Sua missão é concretizar o potencial desses jovens para que, no futuro, possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho. Ao longo destes 23 anos, o Ismart segue inspirando e promovendo a cultura do esforço e do protagonismo entre jovens talentos de baixa renda e isso se traduz em números: mais de 7 mil bolsistas beneficiados, 90% de aprovação nos principais vestibulares do Brasil e do mundo e 52% dos graduados que passaram pelo Ismart estão em posições de destaque no mercado de trabalho atualmente.

Acompanhe o Ismart: 

Site: https://www.ismart.org.br/ 

Instagram: https://www.instagram.com/ismart.oficial/ 

Atendimento: Agência Bowie

Maria Julia Veiga | [email protected] | (14) 99774-0979

Marília Bonifácio | [email protected] | (11) 98586-9994

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]