Filme “Questão de controle” é lançado no Cinema do Paulínia Shopping

Média-metragem exibido tem como foco a educação e planejamento financeiro e foi filmado em Campinas e Paulínia

O filme “Questão de Controle”, um filme de ficção e comédia de média-metragem, que busca preparar os jovens para a vida adulta, foi lançado ontem (05/12), no Cinema Paulínia Shopping. O filme também terá distribuição gratuita em canais da internet como o YouTube. A obra, que foi filmada em Campinas e Paulínia, foi viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura com produção da Odin filmes e apoio da Sancell e Komedi.

“Esse filme começou em fevereiro, foi preparado com muito carinho, filmado durante 20 dias em maio. Reconheço o trabalho de todos atores, os quais agradeço muito. Hoje é dia de brilhar”, disse Iberê Pereira, diretor e roteirista do filme.

O roteiro aborda temas do nosso dia-a-dia, com foco na educação financeira e conscientização sobre hábitos de consumo. Com 50 minutos de duração, o filme conta a história de Bia, uma jovem consumista que descobre que comprar “umas coisinhas” pode virar um grande problema. Para controlar melhor seus gastos, Bia recorre à ajuda da amiga Mari, que sempre planejou sua vida pensando no futuro com técnicas de controle financeiro e dicas de influencers ligados ao assunto.

A atriz Raquel Rosa, que viveu a personagem Bia, mencionou que a preparação do filme fez parte do melhor fim de semana de sua vida. “Hoje é o dia mais feliz do ano para mim, foi um grande prazer gravar esse filme”, abordou Raquel.

Já a atriz Letícia Rodrigues, que viveu a personagem Mari, abordou que ‘gratidão’ era a palavra da noite. “Em um momento desse, nós temos que celebrar. Gratidão por fazer parte dessa história, desse filme, que foi incrível para mim”, falou.

O fotógrafo Rodrigo Cordeiro, que realizou as fotos de capa, making of e figuração do filme, revelou que foi uma parceria muito rica e produtiva. “Foi minha primeira experiência trabalhando com cinema e foi incrível. Amei estar em um set de filmagens, conhecendo pessoas que trabalham com cultura criando cultura. Fiz muitas amizades e parcerias ali que levo pra vida. Não vejo a hora de reencontrá-los em novos projetos. Fiz as fotos pra capa do filme, fiz as fotos de making of e ainda também tive a honra de fazer figuração. Mesmo que rapidinho, foi uma sensação muito legal me ver na tela de um cinema.” disse.

Artur Castro foi prestigiar a Première e se surpreendeu positivamente com a obra. “É um filme bem didático com uma moral da história bem definida, que serve para muitos jovens hoje em dia. A protagonista é excelente e se joga de corpo e alma. Um produção independente que não deixa nem um pouco a desejar às produções com grandes investidores”, comentou.

Educação financeira é um tema cada vez mais abordado, visto que o número de brasileiros com dívidas tem crescido nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa recente do Banco Central e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 70% das pessoas gastam todo ou mais dinheiro do que ganham.

Por meio de diálogos descontraídos e momentos de autodescoberta, Bia organiza suas ideias para entender melhor como controlar não somente seus impulsos, mas também organizar seu futuro e vencer os desafios financeiros.

Acessibilidade

A produção também busca contemplar pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida, já que o público poderá assistir ao filme em casa, sem precisar se deslocar para um outro espaço físico.

O média-metragem também promove acessibilidade a deficientes visuais e auditivos, com exibições em libras, audiodescrição com narração e legendagem descritiva, incluindo transcrição em língua portuguesa dos diálogos, efeitos sonoros, sons do ambiente e demais informações relevantes que possibilitam a melhor compreensão da obra.

Sobre o projeto

“Questão de Controle” é um filme de ficção e comédia, média-metragem, com duração de cerca de 50 minutos, que será distribuído gratuitamente em canais de internet como o YouTube, e aborda temas do dia a dia, com foco na educação financeira e planejamento da vida financeira preparando os jovens para a vida adulta.

Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essa ação é patrocinada pelas empresas: TransUnion, Polimix e Roca. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464