Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil, dá dicas de como manter as crianças em contato com os conteúdos da escola durante as férias, por meio de atividades lúdicas e em família

O período de pausa escolar no meio do ano é essencial para o descanso, mas ficar um mês longe dos conteúdos dados em sala de aula pode levar as crianças a perderem o ritmo de estudos e, por vezes, o domínio sobre o que aprenderam, levando a um retorno menos tranquilo às atividades no próximo semestre. Pensando nisso, Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil, comenta sobre a importância de manter uma rotina com os livros didáticos no período de férias, mesmo que numa menor intensidade, e o papel das famílias nesse processo.

Ao longo das férias, Szyller recomenda que os pais estimulem seus filhos a ler e a fazer exercícios de matemática, por meio de jogos ou brincadeiras. “Usar o período para aprender se divertindo é uma excelente forma de conciliar aprendizado e descanso, porque apresenta um estímulo diferente do que a criança está acostumada a ver em sala de aula”, destaca. O CEO comenta que muitas escolas estão utilizando a plataforma pedagógica Matific em seus planos de férias, que propõe uma trilha de jogos por semana e incentiva que os pais acompanhem seus filhos, mantendo o contato com a matéria de forma diferenciada, estimulando assim um aprendizado contínuo. “Outro diferencial é que o jovem vai estar em contato com a ciência exata de uma maneira menos expositiva e mais interativa”.

Além disso, atividades em família também são essenciais para aprender durante as férias. “Para as crianças, tudo é rotina e exemplo. Então, se um pai quer que seu filho leia mais, ele deve mostrar que ele próprio gosta de ler, introduzindo esse hábito e estabelecendo um cotidiano em conjunto”, explica Szyller. Levar os filhos e as filhas a quererem ler mais é também um grande incentivo a desejar mais conhecimento, que leva à pratica da alfabetização.

Ao se debruçar sobre livros ou fazer alguns exercícios de matemática nas férias, o educando acaba voltando mais preparado em relação aos demais que passaram todo o período longe dos estudos, tendo um retorno menos estressante e mais frutífero. “A mensagem central é que os pais continuem estimulando os seus filhos a aprender, principalmente trabalhando a leitura e a matemática”, conclui o CEO da Matific.

Para quem quer experimentar a plataforma Matific, é possível testar alguns jogos gratuitamente por meio do site www.matific.com. Caso a escola da criança seja uma parceira, o acesso está garantido durante as férias escolares. Caso não, na aba “para pais ou responsáveis”, é possível aderir aos planos diretamente com a plataforma, sem intermédio de instituições de ensino. Assim, as famílias poderão introduzir a gamificação no aprendizado durante as férias escolares e elas aproveitando o descanso enquanto aprendem.

 Sobre a Matific – A Matific é uma plataforma pedagógica israelense que aperfeiçoa o aprendizado de matemática e de ciências exatas amparada por recursos lúdicos de gamificação. Há oito anos no mercado nacional, o produto da empresa é encontrado em instituições de ensino de todo o país e em sete localidades públicas – o estado do Paraná como um todo e outros seis municípios –, comprometendo-se assim a enriquecer a educação de habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes. Para além dessa dedicação em auxiliar os alunos, a startup desenvolve metodologias que apoiam o educador na construção de planos de ensino adequados aos respectivos contextos, como o oferecimento de uma Avaliação Pedagógica.

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]