Esposa Glamourosa de Ex-Agente da DEA Morta em tiros entre Gangues em Tulum
A esposa de um ex-agente especial da Drug Enforcement Administration (DEA) foi tragicamente morta ao ser pega no fogo cruzado de uma disputa entre cartéis de drogas num resort de luxo no México, no domingo.
Os promotores enfatizaram que a mulher, identificada como Niko Honarbakhsh, de 44 anos, não tinha nenhuma conexão com a disputa, que também resultou na morte de um conhecido traficante local chamado Shawn Billary, de 22 anos, originário de Belize. Foi confirmada a conexão de seu marido, Karl Perman, com a DEA.
Segundo a ABC News, Honarbakhsh residia em Cancun, no México, no momento de sua morte.
Os promotores negaram relatos da mídia local de que os dois poderiam ser um casal, mencionando uma foto do homem belizenho acompanhado de uma mulher completamente diferente.
Foi relatado que o homem morto possuía cocaína e pílulas quando foi assassinado no clube de praia Mia, que faz parte do Hotel Selina.
O país da América Central, Belize, compartilha uma fronteira com o México na costa do Caribe. Tulum está localizada ao sul de Cancun e Playa del Carmen, mais próxima de Belize.
O jornal El Universal informou que Billary estava sendo perseguido por seus assassinos e buscou refúgio no restaurante, onde os tiros fatais foram disparados. O jornal afirma que duas pessoas estão sob custódia em relação ao tiroteio.
Oficiais confirmaram que Billary era membro de uma gangue de drogas. Ele foi identificado pela primeira vez pelo Belize News Now, que relatou ser natural da Cidade de Belize.
De acordo com publicações em sua página no Instagram, Honarbakhsh, que usava o nome Honar, dividia seu tempo entre o sul da Califórnia e a área de Cancun. Ela postava regularmente fotos de ambientes luxuosos, incluindo clubes de praia e restaurantes.
Seu marido e cachorros aparecem regularmente em suas postagens. O casal casou-se em 2013.
Registros online mostram que ela e o seu marido mantinham uma casa em Beverly Hills. O casal também tinha laços com Chicago, onde Honar trabalhou como corretora de imóveis por um tempo.
Em março de 2023, Perman foi nomeado diretor de segurança da GigNet, uma empresa imobiliária que opera no México e no Caribe.
“Antes de entrar no setor privado, o Sr. Perman atuou como profissional de aplicação da lei em níveis municipais e federais. Ele também serviu em funções de inteligência militar e polícia militar para o Exército dos Estados Unidos”, disse um comunicado à imprensa na época.
Em 2011, ele foi nomeado pela revista Security como uma das Pessoas Mais Influentes na Segurança.
Um testemunho no TripAdvisor relatou que estava no restaurante quando Billary entrou correndo, seguido por outro homem por volta das 18h40 de domingo.
“Uma turista de férias com os seus 2 cachorros, a poucos metros de nós, foi atingida por algumas das balas perdidas e morreu”, escreveu o homem.
Ele acrescentou que Billary foi baleado uma vez nas costas, o que o atrasou, permitindo que o atirador se aproximasse dele e disparasse várias vezes mais, matando-o.
A testemunha criticou severamente a equipa do hotel.
“A segurança no Mia não tinha ideia do que estava acontecendo, nem verificou as 2 pessoas baleadas. Foram outros hóspedes da praia que ajudaram.”
“As pessoas que trabalhavam lá quase agiram como se não fosse grande coisa, e não nos deram instruções como, abaixar, sair da praia… nenhum deles usou os seus rádios chamando a polícia ou reforço”, escreveu ele.
Outra testemunha escreveu que pensou serem fogos de artifício quando ouviu os estampidos, acrescentando que o atirador passou correndo por ele.
Honarbakhsh estava em Cancun, no México, no momento da sua morte.
Honar estava se preparando para pagar a sua conta quando foi atingida.
A mulher foi morta durante o incidente – e os promotores em Quintana Roo enfatizaram que ela não tinha conexão com o negócio de drogas.
Turistas estrangeiros foram mortos no passado após serem pegos em tiroteios entre gangues de drogas no resort de praia outrora tranquilo.
Em 2021, em Tulum, dois turistas — um blogueiro de viagens da Califórnia nascido na Índia e outro alemão — foram mortos enquanto comiam num restaurante. Aparentemente, eles foram pegos no fogo cruzado de um tiroteio entre traficantes rivais.
No ano passado, o Departamento de Estado dos EUA emitiu um alerta de viagem advertindo os viajantes a “exercerem maior consciência situacional”, especialmente após o anoitecer, nos resorts de praia caribenhos do México, como Cancun, Playa del Carmen e Tulum.