Especialista em varejo antecipa mudanças na Black Friday
Professor da Strong Business School alerta para as transformações nas relações de consumo
A Black Friday está prestes a passar por transformações significativas, e quem é o do setor tenta compreender o que o futuro reserva. O especialista em varejo, Ulysses Reis, professor da Strong Business School afirma que mudanças relevantes estão acontecendo no comportamento do consumidor da Black Friday no Brasil.
Segundo o Professor Reis, as grandes redes e lojas estão adotando uma abordagem inovadora, antecipando suas próprias versões da Black Friday. Este movimento, de acordo com ele, está alterando a natureza do evento, mudando-o de um dia específico em um período prolongado de ofertas e descontos.
Um dos principais desafios identificados é que a Black Friday, em sua essência, não está mais cumprindo seu objetivo primordial de proporcionar grandes descontos. Isso se deve a diversos fatores, incluindo a escassez de produtos, altas taxas de juros e falta de estoques no Brasil, agravada por problemas ambientais, como a situação crítica da seca Amazônia que atrapalhou o fluxo de mercadores da região da Zona Franca de Manaus.
O especialista em Varejo argumenta que, em virtude da crise econômica, os consumidores se tornaram mais exigentes depois da pandemia, valorizando a qualidade dos produtos. Por isso, especialista afirma que as lojas devem fornecerem informações mais precisas e relevantes durante a Black Friday. Ele observa que a quantidade excessiva de informações inconvenientes confunde os consumidores, prejudicando a experiência de compra.
Ulysses Reis também abordou uma mudança conceitual fundamental na Black Friday. Até 2019, o evento prosperou devido à produção mundial abundante e à falta de planejamento antecipado das preferências de compra dos consumidores. No entanto, a ascensão da inteligência artificial mudou esse cenário, permitindo especificações mais precisas sobre as demandas do mercado.
Além disso, as restrições na importação de produtos chineses, impostas pelo governo, e o aumento nos custos de importação têm impactado a disponibilidade e os preços dos produtos.
Para o professor da Strong Business School, faculdade especialista em negócios, a Black Friday não será mais focada em esgotar estoques, dada a mudança conceitual e as limitações na produção e importação. Embora preveja desafios para o ano atual, ele acredita que o evento manterá sua relevância no futuro, adaptando-se às transformações do mercado.
O professor conclui que há a necessidade de uma abordagem mais racional às compras, encorajando os consumidores a analisar a evolução dos preços e a considerar a qualidade dos produtos.
Sobre a Strong Business School – faculdade negócios com mais de 25 anos de mercado, e 4 campis na grande São Paulo conveniada e certificada pela FGV. Nos nossos quadros há professores Phds, pesquisadores internacionais, centros de estatística e convênios com as maiores universidades da Europa e Estados Unidos.