Escolas de São Paulo recebem brinquedotecas e contação de histórias para crianças
Projeto “Vem Brincar” leva brinquedos educativos e livros infantis para crianças de escolas públicas do município
O projeto gratuito “Vem Brincar” realiza a entrega de estruturas de brinquedotecas e oficinas de contação de histórias em São Paulo nos dias 16 e 17 de outubro. As oficinas têm o intuito de despertar nos alunos o hábito pela leitura. Os locais e horários podem ser encontrados abaixo. O projeto conta com intérpretes de Libras e terá monitor que auxiliará o público no espaço e também irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.
As brinquedotecas contam com 40 exemplares de livros de literatura infantil, sendo 10 em braile, 30 brinquedos educativos e 1 kit de tapete EVA. Já a contação de histórias vai levar para as crianças o título “Julinha Relógio na Biblioteca”, do autor Sérgio Vale, da Editora Komedi.
Em cada escola, será construído um cenário com elementos de uma biblioteca, que terá os objetos que saem da imaginação dos personagens e ajudam na contação da história.
Segundo dados da 5ª edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, de 2020, no Sudeste apenas 42% da população é leitora. O incentivo da leitura desde a infância é importante para que o cenário da leitura no Brasil prospere.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Vem Brincar” tem a produção da Faço Arth Produções, com patrocínio da Shimano, apoio SSP Produções e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Sobre a Shimano: Fundada em 1921, a Shimano se dedica a ajudar os seus clientes a se aproximar da natureza, incentivando as pessoas a concretizarem seus sonhos e criarem novos estilos de vida. Com quase 100 anos de experiência na criação de componentes de bike e renome internacional, a Shimano se orgulha em ter desenvolvido produtos que continuam a levar inúmeros atletas à vitória.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Blue Cycle. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Serviço:
“Vem Brincar” em São Paulo(SP)
Datas, horários e locais:
16/10 – 09h00
Escola Estadual “Eduardo Gomes Brigadeiro”
Rua Leôncio da Costa Vieira, 137 – Jd. Piqueroby – São Paulo, SP
16/10 – 15h00
Escola Estadual “Professor Theodomiro Emerique”
Rua Uicó, 533 – Vila Marieta – São Paulo, SP
17/10 – 09h00
Escola Estadual “Professora Irene Ribeiro”
Rua Coronel Amaro Sobrinho, 303 – Vila Carrão – São Paulo, SP