Maringá

Em fase de consulta pública, Plano de Manejo valoriza Parque do Ingá

O Plano de Manejo do Parque do Ingá segue em fase de consulta pública até 29 de janeiro. O documento determinará todas as ações ambientais que serão realizadas na unidade de conservação pelos próximos 5 anos. O plano foi elaborado pelas instituições de ensino superior de Maringá, Uningá, Unicesumar e Universidade Estadual de Maringá (UEM). O último plano do parque é de 2007. Veja aqui.

Nesta etapa, o plano está aberto a avaliações do cidadão, que pode sugerir, opinar, recomendar e comentar. “A partir disso todos os questionamentos serão encaminhados para a equipe técnica de elaboração do plano, que discutirá o conteúdo com a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema),  em até 15 dias”, explicou o biólogo da Sema, Rogério Lima.

O último passo é a entrega do documento final ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá (Condema) para aprovação. Por fim, é encaminhado ao executivo para emissão do decreto de aprovação do plano.

Plano de Manejo   
Para elaborar o Plano de Manejo,  as equipes técnicas realizaram estudos e propuseram ações de recuperação e melhoria da qualidade ambiental do Parque, envolvendo desde orientações de educação ambiental, controle de serviços e produtos, manejo da fauna e da flora entre outros.

O plano sinaliza os possíveis eventos que levaram ao rebaixamento do lago do parque e recomenda a criação de projetos específicos que permitam a alimentação dos lençóis superficiais que estão ligados aos pontos de afloramento de água do interior da reserva.
Clique aqui para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo