Internacional

EI divulga vídeo em espanhol e convoca seguidores a ‘arrancar corações’ de cristãos

Membros do grupo jihadista Estado islâmico no Grande Saara, em abril de 2012 (Foto: Divulgação)

Grupo convoca seus seguidores, sobretudo “lobos solitários” espalhados pelo Ocidente, a atacar o que chama de “infiéis”

Um vídeo divulgado pelo Estado Islâmico (EI) em espanhol, na quarta-feira (14), convoca seus seguidos a atacar os cristãos. Analistas consultados pelo jornal La Razón sugerem que o governo da Espanha, em particular, tem motivos para ficar alerta, devido ao idioma usado na gravação e à presença de cerca de 4 mil suspeitos de relação com o jihadismo no país.

O grupo conclama seus seguidores, sobretudo “lobos solitários” espalhados pelo Ocidente, a atacar o que chama de “infiéis”. E usa de violência explícita para isso: “Arrancar seus corações e fazê-los perder a cabeça, porque uma bala fugaz, uma punhalada profunda nos intestinos ou a detonação de um explosivo em suas terras são comparáveis a mil operações aqui conosco”.

Em certo momento do vídeo, o grupo jihadista se dirige às “chamas de vulcões entre as montanhas”, possível referência à Síria e ao Iraque, países onde o grupo é predominante, ou mesmo ao Sahel africano, onde sua influência tem crescido. Mas, em outro momento, o alvo da mensagem são “os leões no exterior, onde os infiéis insultam o sagrado”.

A mensagem deixa claro que o EI não espera receber novos combatentes no Oriente Médio. O objetivo é fortalecer sua atuação no Ocidente. Àqueles que não têm condição de empreender ataques, o grupo pede ajuda para divulgar sua ideologia jihadista através da internet: “Apoiem o califado na frente digital”, diz o vídeo.

EI divulga vídeo em espanhol e convoca seguidores a ‘arrancar corações’ de cristãos
Clique aqui para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais acessadas

Topo