qua. fev 21st, 2024

Dia da Consciência Negra

By nov 19, 2021 #Destaque

Loading

Por Reginaldo Silva

Feriado em centenas de municípios, o Dia da Consciência Negra é comemorado no próximo sábado (20/11), sem muitos motivos para comemorar. Ainda que avanços tenham sido feitos no campo social, em especial com a adoção das cotas nas universidades e nas empresas públicas, assim como outras políticas de ação afirmativa, o negro ainda é a maior vítima da violência no Brasil.

Levantamento realizado recentemente pela Visão Mundial mostrou que de 2009 a 2019 foram mortas 107.670 crianças e adolescentes em todo o território nacional, vítimas de homicídio. Desse total de assassinatos, 76% foram de crianças e jovens negros.

Esta proporção vem crescendo no decorrer do tempo: em 2009, negros e negras eram 71% das vítimas enquanto dez anos depois passaram a ser 81%, ao passo que a proporção de vítimas brancas tem sido reduzida: em 2009 eram 23% e, em 2019, passaram a ser 17% dos mortos.

Para comentar os dados relacionados à Pesquisa Homicídios na Infância e Adolescência no Brasil (2009 a 2019), assim como outros tópicos relacionados ao Dia da Consciência Negra, os porta-vozes da Visão Mundial estão à disposição.

Reginaldo Silva, especialista em gestão de Políticas Públicas e coordenador de Advocacy da ONG Visão Mundial;

Welinton Pereira, mestre em Direitos Humanos e Cidadania, diretor de Advocacy e Relações Institucionais da ONG Visão Mundial e membro da primeira Comissão Nacional de acompanhamento da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

Visits: 17

By

Related Post

Optimized by Optimole