Maringá

Criado Comitê Intermunicipal de Enfrentamento à Covid-19

Mileny Melo / PMM
Prefeitos e representantes de nove cidades da Macrorregião de Maringá criaram, durante reunião on-line nesta quinta-feira, o Comitê Intermunicipal de Enfrentamento à Covid-19. Várias ações práticas foram combinadas entre os líderes municipais, entre elas, a elaboração de um decreto, com teor único, para ser adotado em todas as cidades da região.

O decreto vai homogenizar diversas ações como volta às aulas e proibição de aglomeração e festas em clubes sociais, salão de festas de condomínios, chácaras de lazer, salões de eventos e prática de esportes coletivos. Também haverá adoção de toque de recolher, multar aos proprietários dos imóveis onde as festas são realizadas, aos organizadores dos eventos e aos participantes, reivindicar acompanhamento da PM e da Rotam para fazer valer as determinações do decreto em comum.

Cirurgias eletivas
Os prefeitos vão propor a suspensão das cirurgias eletivas a fim de garantir mais leitos exclusivos para a COVID-19, estabelecer um horário único para o funcionamento do comércio, indústria e prestação de serviços e estudar a viabilidade de adoção de termo de cooperação para que as guardas municipais possam atuar de forma regional.

Campanha Publicitária
A Prefeitura de Maringá desenvolveu uma campanha publicitária de conscientização para evitar o relaxamento das pessoas e alertar sobre a presença do vírus mesmo com parte da população sendo imunizada. A campanha será disponibilizada para as cidades da região com áudio para carro de som, spot de rádio, arte padrão para mídia social, arte gráfica para cartaz e material impresso e vídeo institucional.

“A proposta é que todas as cidades falem a mesma língua. Esta ação integrada é essencial para obtermos um resultado mais eficaz em nossas ações. Boa parte dos nossos municípios é conurbada e entre todos existe um grande fluxo de pessoas. Por isso, temos que estar sempre unidos”, reforçou o prefeito Ulisses Maia.

Contato com Deputados

Os prefeitos combinaram ainda de fazer contato com os deputados federais e estaduais para reivindicar o aumento na quantidade de doses das vacinas enviadas ao Paraná. Hoje, o Estado é apenas o 20º da Federação em número de doses recebidas. Ontem, o prefeito Ulisses conversou com o governador Ratinho Júnior e pediu que o Estado receba a atenção que lhe é devida. Maia lembra que os pacientes têm ficado mais dias internados e chegado mais debilitados aos hospitais. Como essa situação, aumenta a tendência de internamento em UTIs e por isso, os prefeitos vão reivindicar junto à Secretaria de Estado da Saúde a ativação e credenciamento de mais leitos de UTI e de Enfermagem.

Prefeitos participantes
Além de Ulisses Maia, participaram os prefeitos Rogério Aparecido Bernardo (Ângulo),  Ademir Luiz Maciel (Floresta), Eliseu Silva da Costa (Iguaraçu), Maurício Aparecido da Silva (Mandaguaçu),  Ivonéia de Andrade Aparecido Furtado (Mandaguari), Victor Celso Martini (Marialva), Ismael Batista (Paiçandu) e
Walter Volpato (Sarandi). O evento também contou com a presença virtual dos Secretários Municipais de Maringá de Fausto Eduardo Herradon (Assuntos Metropolitanos e Institucionais), Marcos Cordiolli (Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação) e Marcelo Aguilar Puzzi (Saúde).
Clique aqui para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo