Crescente tendência do Business Influencer com engajamento para além das redes sociais

Agência especializada em projetos e criadores de conteúdo na categoria business influencer aposta na integridade e autenticidade como fator de engajamento para além das redes sociais

Dirlene Silva é uma mulher adepta da filosofia africana UBUNTU, mãe da Joana e filha da Vera. É assim que a economista se descreve na rede social que mais utiliza. Com mestrado profissional de dupla titulação e MBA, Dirlene é dona de um currículo extenso com mais de 25 anos de atuação. Atualmente mais de 80 mil pessoas a seguem no LinkedIn porque a consideram especialista na área que atua. Com título de LinkedIn Top Voice e creator, Dirlene é uma influenciadora digital no LinkedIn, mas não em qualquer categoria: Dirlene é uma business influencer do nicho de finanças e educação financeira.

A categoria de business influencer pode parecer ainda algo novo, não no mercado brasileiro. Os business influencers são geralmente especialistas em um campo de conhecimento, como tecnologia, marketing, finanças, entre outros, e usam essa expertise para influenciar decisões de compra e estratégias de outras empresas. Na era das redes sociais a proposta de um influenciador digital não é algo inovador, contudo o business influencer realiza tanto negócios com pessoas (B2C) como com empresas (B2B). Podem atuar através de várias plataformas, como mídias sociais, blogs, palestras, publicações e redes profissionais.

Engana-se quem acha que a influência B2B é igual aos influenciadores de lifestyle, por exemplo, e que fazem sucesso em redes sociais como Tik Tok e Instagram, eles vão muito além do compartilhamento de sua rotina. Eles compartilham seu conhecimento, aprimorado ao longo de sua vida profissional. No Brasil, a Agência Gombo consolidou-se como a agência pioneira neste nicho. A empresa iniciou em 2022 focada em atender as demandas específicas do business influencer como negociar com marcas, precificar melhor serviços ou construir estratégias para estruturar e lançar produtos.

“Eu sentia uma inquietação ao perceber que meus amigos, muitos dos quais já eram reconhecidos como Top Voice no LinkedIn, não eram representados por agências de influência tradicionais. Parecia que esse público estava sendo ignorado. Foi esse sentimento que motivou a criação da Gombo”, conta Erih Carneiro, Fundador e COO da Gombo.

Mas a realidade vem mudando e, cada vez, mais marcas têm buscado ajuda para se posicionarem com mais propriedade e realizar ações com business influencers. A agência Gombo vem ocupando e se consolidando neste espaço por meio de metodologia própria de avaliação de business influencers denominada Método EIRA. O método avalia quatro pilares do business influencer que são a especialização, influência, relevância e autoridade no segmento que atua. “Ao analisar o business influencer sob estes quatro pilares, é possível fazer um curadoria mais assertiva. Com a crescente influência digital moldando as estratégias empresariais a procura por business influencers continua a ganhar impulso. Nosso trabalho já soma mais de 2.500 nomes de business influencers. A metodologia EIRA permite alcançar públicos mais segmentados e engajados.” pontua Erih. 

Um business influencer precisa ter um profundo conhecimento em um campo específico, o que lhes confere credibilidade. Esse conhecimento torna-se valorizado por outros profissionais do setor chegando a influenciar decisões de negócios. O conhecimento é frequentemente compartilhado em insights, publicações e notícias no mundo digital. Mesmo que os canais de marketing de influência B2B possam ir desde o X (ex-Twitter) até blogs pessoais, o maior foco de ação dos últimos anos foi a rede social LinkedIn, pertencente à Microsoft Corp. Uma pesquisa realizada pela agência Gombo em agosto de 2022 buscou compreender sobre mercado e comportamento do consumidor na considerada na maior rede profissional do mundo, o LinkedIn.

A pesquisa teve a participação de 2.977 usuários ativos da plataforma, independente da frequência, de todas as regiões do Brasil e também brasileiros que moram e trabalham no exterior. Com uma metodologia em forma de cascata que selecionou inicialmente um pequeno grupo representando todos os diversos perfis de usuários, os dados resultantes da pesquisa permitem insights sobre os mais diversos temas.

Ao analisar a frequência de acesso ao LinkedIn 56.7% responderam que muito frequentemente utilizam a rede social e 34.5% afirmaram utilizar com frequência. Já o número de respondentes que apontam navegar ocasionalmente na rede social é de 7.6% e o número de usuários que responderam raramente estar na rede social é ainda menor: 1.2%.

Entre os dados obtidos sobre o consumo de conteúdo observa-se que 98% asseguram ter o costume de ler, assistir e/ou ouvir publicações feitas no LinkedIn. Dentre os participantes 51.2% declaram que a autoridade do criador de conteúdo no assunto influencia na decisão de compra através do LinkedIn. Já a média é maior (54%) ao concordarem que o posicionamento do criador de conteúdo com as causas sociais ( por ex., meio ambiente, direitos humanos, diversidade) influência na decisão de compra através do LinkedIn.

A Goldman Sachs Research estimou que o mercado mundial da Creator Economy movimentou US$ 250 bilhões em 2023. Já de acordo com a pesquisa da YPX ROI & Influência de 2023 o número de marcas dispostas a investir mais de 1,5 milhões de reais em marketing de influência dobrou. Marketing de influência não trata-se apenas das famosas “#publis”, conteúdos pagos para promover uma marca ou um serviço.

Conteúdo e autenticidade

Conteúdos autênticos geram confiança. Quando as pessoas percebem que o conteúdo compartilhado é genuíno e reflete valores reais tendem a se conectar emocionalmente e confiar mais na mensagem transmitida, conforme pode ser observado na pesquisa realizada pela Agência Gombo. São produções que destacam-se em meio ao ruído digital, pois são únicas e diferenciadas. A longo prazo, a autenticidade contribui para a construção de uma marca forte e duradoura. 

“Com uma abordagem profissional e especializada o business influencer poderá alcançar mais engajamento e influência para além das redes sociais. A Gombo atua como uma parceira valiosa proporcionando suporte estratégico, gerencial e operacional. Ao diversificar as atividades para além das redes sociais, o business influencer cria uma presença mais sólida e resiliente.”, complementa Carneiro.

A presença mais sólida garante ao business influencer atuar além da influência no meio digital tornando-se líder de pensamento, agente de mudança para as empresas, indo além da influência para agregar valor significativo ao ecossistema empresarial. É o caso daqueles que podem compartilhar conhecimento especializado sobre tendências, inovações e desafios no setor B2B, oferecer análises e insights relevantes para ajudar outras empresas, facilitar conexões entre empresas e profissionais, participar e falar em conferências, seminários e eventos do setor entre outros serviços que empresas como a Agência Gombo podem oferecer. 


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