Com projeto de libras, escola infantil de Maringá é finalista em prêmio nacional 

O Centro de Educação Infantil Viver e Aprender, de Maringá, é finalista do Prêmio Professor Transformador 2023, que reconhece práticas educacionais inovadoras. A Viver e Aprender é a única escola de Maringá a participar da premiação e representa a região Sul por meio do projeto ‘As Mãos que Falam’, um dos dez finalistas na categoria Educação Infantil. No total, são 70 finalistas escolhidos entre três mil projetos de todo o Brasil. A premiação será entregue no BETT Brasil 2023, que acontecerá em São Paulo, de 9 a 12 de maio. 

‘As Mãos que Falam’ incluem Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas práticas pedagógicas da escola, ensinando a língua aos alunos a partir de um ano. O objetivo é propagar Libras entre os ouvintes e possibilitar a inclusão de surdos. Os docentes da Viver e Aprender também participam da iniciativa, fazendo de aulas para aprender a se comunicar.

A professora Paula Edilena de Souza Franke, autora do projeto, é mãe de uma criança com deficiência cognitiva. Ela conta que isso a motivou a trabalhar por um ambiente escolar inclusivo. “Comecei a sentir que enquanto mãe meus conhecimentos não eram mais suficientes”, diz. Ela iniciou graduação em Pedagogia e realizou especializações até encontrar Libras e se apaixonar. “Defendo a verdadeira inclusão, não temos criança surda em nossa escola, mas somos uma instituição inclusiva”.

O projeto ganhou certificação da premiação, e a professora Paula deve acompanhar a cerimônia de premiação. Se o projeto vencer, ela receberá bolsa integral no curso de MBA em Educação Empreendedora, na modalidade de ensino à distância da Faculdade Sebrae. 

A Viver e Aprender é filiada ao Sindicato das Escolas Infantis de Maringá (Sinfantil).


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464