Com Dia das Mães, joalherias esperam aumento de 12% nas vendas em maio

O que é o ouro 18 quilates? Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos explica e dá dicas para consumidor comprar corretamente

Com o Dia das Mães, o mês de maio representa a oportunidade para expressar amor, gratidão e reconhecimento por tudo o que as mães fazem por seus filhos e famílias. Sendo assim, é um dos mais importantes períodos para as joalherias em todo o Brasil.
 

Segundo o IBGM, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, organização que representa a indústria e o varejo de joias em todo o país, o período representa 20% das vendas de todo o ano. Para 2023, o IBGM estima um aumento de até 12% nas vendas, principalmente em itens como anéis, colares e pulseiras, que são os mais procurados para presentear as mulheres.
 

“A joia é um bem de significativo valor emocional. Seu simbolismo é muito forte na comemoração do Dia das Mães, sendo o único presente cujo valor vai além do material, não importando seu tamanho ou preço, pois a joia expressa a importância da pessoa presenteada”, afirma Roseli Duque, presidente do Conselho do IBGM.


“Além de eternizar momentos, muitas vezes, a joia passa de geração em geração, contando a história de uma família, em especial das mães que foram (e são) homenageadas neste dia”, explica Roseli.


Outro fator que influencia na vendas das joias é a mudança de comportamento de compra. Com o empoderamento feminino, surgiu um movimento de “autocompra”, de mulheres que se presenteiam. “Esse movimento nas joalherias cresceu. Hoje, as mulheres se autopresenteiam, o que é fantástico. Mas, em datas como essa, é emocionante receber uma caixa de joias como presente”, completa a executiva do setor.

Compra com segurança


Para oferecer mais segurança na hora da compra, principalmente de joias de ouro, o IBGM dá algumas dicas:

Compre de lojas confiáveis e exija a certificação do produto


Atualmente, existem cerca de 8.570 joalherias espalhadas pelo Brasil, segundo os dados da entidade. Elas devem sempre fornecer o certificado da joia com a descrição do teor de ouro e as características das pedras preciosas.


Em se tratando especificamente do ouro, é comum a comercialização do 18 quilates (18k) no mercado brasileiro. Mas, o que isso significa?


O ouro puro encontrado na natureza é maleável, flexível e pode ser facilmente riscado por outros elementos. Em sua forma pura, ele recebe a classificação de 24 quilates (terminologia norte-americana) ou de ouro mil (classificação europeia).


Assim, para que uma joia tenha mais resistência ao uso, não podendo ser facilmente deformada ou arranhada, ela é confeccionada com 75% de ouro puro e 25% de liga metálica, composta por metais como prata, cobre, níquel e zinco. Desta forma, as joias são gravadas em seu interior com o contraste do seu respectivo teor do ouro. Por exemplo, uma peça de 18k tem ou 75% de ouro puro e 25% de liga na terminologia europeia ou 18 partes de ouro puro e 6 partes de liga na terminologia norte-americana.
 

A fundição de ouro puro com outros metais também permite aos joalheiros mudar a sua cor, resultando no ouro rosa, branco, verde, entre outros tons, a depender do metal e de sua quantidade adicionados.

Dados para gráfico:
 


Preço é um indicador importante:


Se você encontrar a mesma joia em mais de uma loja com preços muito diferentes, ela pode ter materiais e qualidade distintos, ter características que não condizem com seus elementos (ouro e gemas), ser de segunda mão ou ter origem desconhecida.

Os fatores que influenciam o preço de uma joia são:


Material: joias feitas de metais preciosos como ouro, platina e prata, geralmente, têm um preço mais elevado do que as joias feitas de metais menos nobres.

Pedras preciosas: se a joia possui gemas como diamantes, esmeraldas, safiras, entre outras, o preço pode ser influenciado pelo tamanho, qualidade, cor e raridade das pedras. A olho nu, diamantes do mesmo tamanho e cor podem parecer iguais, mas possuem características muito distintas e que influenciam no seu valor.

Design e fabricação: o valor da arte e do trabalho também podem influenciar o preço. Por exemplo, peças personalizadas ou de edição limitada exclusivas ou feitas à mão podem ter um preço mais elevado devido ao trabalho artesanal envolvido.

Demanda de mercado: o preço também pode ser influenciado pelo design dos modelos, pela alta demanda dos seus materiais ou, ainda, pela reputação da marca e pela raridade da peça, especialmente em relação a modelos. Os estilos que estiverem mais populares podem ter um preço mais elevado devido à alta demanda.

Joias Brasileiras


Além de tudo, as joias brasileiras são reconhecidas globalmente pela beleza e pelo design criativo.


A joalheria nacional data desde o período pré-colonial, quando já se utilizava metais preciosos e gemas como ornamento. Com a industrialização, a produção de joias se desenvolveu e ganhou relevância: hoje são mais de 200 mil empregos gerados pela indústria e varejo, que movimentam mais de 5 bilhões de dólares.


Gemas como esmeraldas, diamantes, turmalinas, ametista e topázio são altamente valorizadas no mercado internacional, especialmente entre colecionadores e apreciadores, além dos designers que, frequentemente, são premiados em exposições internacionais.


Atualmente, além da tradição da joalheria, o setor investe de forma intensiva para a implementação de sistemas de rastreamento e monitoramento de origem, além do trabalho estruturado junto a ONGs e instituições que atuam para o desenvolvimento social e econômico local.

Sobre o IBGM


O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) representa a indústria e o varejo nacional de gemas e joias e há mais de 45 anos atua para o desenvolvimento sustentável do setor, que engloba amplo ambiente econômico de atividades, desde a extração mineral de ouro e gemas, a indústria e o comércio de joias, além de um enorme contingente de prestadores de serviços, escritórios de design, artesãos, microempresas de prototipagem, etc. São mais de 200 mil empregos diretos e indiretos que resultam em mais de 5 bilhões de dólares em exportação, valor diretamente aplicado no Brasil, o que faz da joalheria uma das indústrias mais promissoras do século XXI.


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