Paraná

Canadá dispõe de mais 553 mil vagas de emprego, mas encontra dificuldades de contratar profissionais qualificados

O Canadá é uma das economias que mais cresce no mundo ano após ano. De acordo com os dados mais recentes do Statistics Canada havia 553.500 vagas de emprego no primeiro trimestre de 2021. E pasmem…não conseguiram preencher por falta de profissionais qualificados! Os empresários consideram que estão sofrendo a mais severa escassez de mão de obra que já viram.

Os empregos são abundantes, mas há muita falta de qualificação no mercado. Como resultado, muitas empresas tiveram que reduzir horas ou dia de trabalho, recusar projetos e pedidos e, em alguns casos, até fechar temporariamente.

Para driblar a situação, muitos empregados estão oferecendo salários mais altos e mais benefícios. Mas os salários não são a única coisa que os candidatos a emprego levam em consideração. Cada vez mais, os funcionários buscam um melhor equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal, além de mais flexibilidade em seus horários de trabalho e folgas.

De acordo com a pesquisa de perspectivas de emprego realizada pelo ManpowerGroup através de entrevistas com mil empresários, 50% deles disseram que planejam aumentar seus níveis de pessoal no quarto trimestre de 2021.

“A maioria dos empresários aqui no Canadá relatam dificuldades de contratação devido à escassez de talentos. Além da qualificação técnica, muitas pessoas não tem o inglês suficiente para competir no mercado. As pessoas chegam aqui e pensam que é fácil arrumar emprego. Não é. Precisa de inglês e de qualificação. Mas quando a pessoa se dedica assertivamente ao trabalho, dá resultado financeiro. Além de proporcionar estabilidade econômica, a qualidade de vida aqui é incontestável. Vale a pena investir num país que te dá oportunidade, ”, ressalta o sócio da Canada Intercâmbio e organizador da ExpoCanada 2021, Ed Santos.

Empregabilidade no Canadá – De acordo com a último censo realizado pela Statistics Canada (StatCan) em 2016, 54% da população, incluindo canadenses e imigrantes, com idades entre 25 a 64 anos, tem algum diploma universitárioAtualmente, a população do Canadá é de aproximadamente 38.159.769 milhões de acordo com Worldometer, equivalente a 0,48% da população mundial.

O Canadá tem uma das populações mais velhas do mundo, com quase 18% de sua população com 65 anos ou mais. Sua taxa de natalidade é uma das mais baixas do mundo, com 1,47 nascimentos. O país é composto por imigrantes, precisa de mão de obra, oferece bons salários, mas é preciso respeitar as regras à risca.

Empregabilidade –  O Canadá é um país com regras rígidas de imigração e para compor seu quadro de colaboradores, em todos os segmentos, segue à risca alguns quesitos para selecionar os candidatos: inglês fluente; conhecimento dos padrões de empregos canadenses e das leis que regem o país; competência profissional (reconhecida pelos órgãos regulatórios de cada profissão e de cada província); adaptabilidade à cultura do país; resiliência e outros.

“Para trabalhar, o país exige uma licença de trabalho (work permit) – que pode ser concedido de acordo com a necessidade de cada província e de sua avaliação curricular. Agora,  quem deseja morar, é preciso ter o visto PR (Permanent Residency – Residente Permanente), ou seja, para adquirir este visto, é necessário realizar o processo imigratório. É um procedimento que demanda tempo, paciência, dedicação e seriedade na entrega de documentos, além de comprovar boa saúde”, alerta Ed Santos, sócio da Canada Intercambio e consultor de imigração credenciado pelo ICCRC (Consultores de Imigração do Conselho Regular do Canadá) e membro do CAPIC (Associação Canadense dos Consultores de Imigração Profissional).

Consigo trabalhar em minha área profissional assim que chegar no Canadá? As chances são mínimas, a não ser que o governo abra exceções e não exija que sua profissão seja reconhecida pelos órgãos regulatórios de cada profissão. Mas vamos esclarecer melhor este cenário. “A grade curricular do Brasil é diferente do Canadá. E para conseguir validar seu registro profissional, o candidato precisa estar de acordo com as regras educacionais do país. Caso não esteja, é imprescindível que o profissional volte para escola e faça um curso que valide sua profissão com os órgãos regulatórios de cada área. O período pode demandar dois anos ou mais. Tudo vai depender de seu inglês e de sua disponibilidade financeira para realizá-lo”, alerta Ed.

Profissões mais bem pagas no Canadá – De acordo com Statistics Canada, o salário médio dos funcionários canadenses está em torno de US$ 50 mil/ano, variando de província para província. Confira baixo os salários mais elevados oferecidos no Canadá pago por ano em dólares canadenses.

Clique aqui para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo