Internacional

Austrália bloqueia projeto de mineradora chinesa contestado por ambientalistas

Protesto da Bob Brown Foundation contra a mineradora MMG na floresta tropical de Tarkine, Austrália (Foto: reprodução/Facebook)

Mineradora MMG quer erguer uma barragem de armazenamento de rejeitos na floresta tropical de Tarkine, na Tasmânia

O governo australiano atendeu às reivindicações de ambientalistas e afirmou, na segunda-feira (12), que exigirá um relatório de impacto ambiental para autorizar um projeto ligado à mineradora MMG (Grupo de Metais e Minerais, da sigla em inglês), segundo o jornal The West Australian.

A empresa, cujo capital é majoritariamente do governo chinês, pretende construir uma barragem de armazenamento de rejeitos na floresta tropical de Tarkine, que fica no Estado insular australiano da Tasmânia.

“A MMG quer destruir 285 hectares de floresta tropical e floresta de melaleuca para despejar 25 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minas tóxicos e ácidos”, diz um manifesto da ONG Bob Brown Foundation, que coordenou os protestos.

Ativistas presos

O projeto gerou uma onda de manifestações que se se estendeu por mais de dois meses, com a prisão de ao menos 60 ativistas. “Nossa Fundação mantém as plataformas de perfuração fora da floresta desde dezembro, mas a empresa está avançando com um pedido de aprovações ambientais federais”, disse recentemente a ONG.

O governo porém, acabou ouvindo oo argumentos dos ambientalistas, e o Departamento Federal de Meio Ambiente da Austrália decidiu que a proposta requer avaliação sob a Lei de Proteção Ambiental e Conservação da Biodiversidade.

Bob Brown, que dá nome à ONG, não se satisfez plenamente com a decisão, que classificou como “provisória”. Segundo ele, a vitória só será conquistada quando o Ministério do Meio-Ambiente australiano cancelar o projeto definitivamente.

Austrália bloqueia projeto de mineradora chinesa contestado por ambientalistas
Clique aqui para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular

Topo