Artista andreense realiza “Feira Literária Particular”
Venda de livros a preço de custo tenta driblar o injusto mercado literário
Movido pela ideia de fazer circular sua produção literária, o artista Marcos Lemes realiza, pela sua rede social, o que ele está chamando de Feira Literária Particular, até o dia 18/12/23, e vende seus livros a preço de custo, como uma forma de resistência e enfrentamento do esmagador mercado literário.
A ideia nasceu depois de não ter conseguido participar dos eventos literários que pipocaram por todo o país. “É muito raro ter um artista desconhecido do grande público participando das feiras, principalmente as famosas, como a Flip (Feira Literária de Paraty), mesmo fazendo um grande esforço e enviando suas publicações para os produtores e curadores desses eventos”, comenta Lemes.
O autor, que tem nove títulos publicados, entre contos, roteiros e dramaturgias, também traz em seu HD mais de duas dezenas de textos prontos e outros em fase de finalização, diz “não encontrar mais espaço para suas produções artísticas e que sua cidade (Santo André) trata muito mal os trabalhadores da cultura de um modo geral”.
Marcos Lemes é um multiartista, transitando pelo teatro, literatura, artes visuais, audiovisual, onde também já teve suas incursões pela dança e pelo circo. Atua, dirige, escreve, roteiriza, prepara elenco, dá aulas de interpretação, ilumina, pinta e também borda.
Também é possível que você já tenha se deparado com algum de seus livros pela cidade. Numa espécie de marketing de guerrilha, Lemes espalha alguns exemplares nos lugares mais diversos com uma mensagem que diz para quem encontrar o livro o deixe em outro local depois de lê-lo.
“São 43 anos me dedicando as artes e todos eles em Santo André. Essa Feira Literária Particular marca uma nova etapa para a minha inquietude enquanto artista: a de me aquietar”, resume Marcos.