Projeção dos organizadores supera as expectativas e mostra que o setor aquícola tem muito potencial a ser explorado
Mais de R$ 160 milhõesem negócios fechados e orçamentos em aberto. Essa é a projeção dos organizadores para a movimentação econômico-financeira gerada entre os cerca de 7 mil visitantes e as 93 empresas expositoras da 12ª Aquishow Brasil.
O evento foi realizado de terça-feira (23/05) a ontem (25/05), no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto/SP.
“No ano passado, geramos R$ 130 milhões em negociações e, desta vez, superamos a expectativa inicial, que era de R$ 150 milhões. Vivemos um bom momento para o setor aquícola e os números comprovam isso”, explica Emerson Esteves, presidente do Conselho Deliberativo da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP) e um dos organizadores do evento.
De acordo com uma pesquisa aplicada nos estandes do pavilhão “Marcelo Berriel”, 30% das marcas presentes estiveram na Aquishow Brasil pela primeira vez. Dessas, 95% pretendem voltar na próxima edição, que já tem data marcada – de 21 a 24 de maio de 2024.
A Fesma, de Arujá/SP, é um exemplo. A marca existe há 37 anos e está consolidada no mercado de produtos com injeção plástica, como as carenagens de urnas eletrônicas e caixas eletrônicos. Durante o evento, a Fesma lançou uma linha inédita de brackets 100% sustentáveis para tanques-rede de médio e grande porte.
“Participar da feira abriu nossos horizontes para o potencial desse mercado. No ano que vem, vamos voltar com soluções acessíveis, práticas e personalizadas para o dia a dia do pequeno produtor. Notamos uma carência grande de produtos prontos e padronizados para esse público”, planeja o sócio-diretor Leandro Dourado.
Entre os que já conhecem a feira, 75% dos participantes disseram que a geração de negócios melhorou em relação ao ano anterior. Uma dessas marcas é a Guabi, que comercializa soluções nutricionais para organismos aquáticos há quase 50 anos e acompanha a Aquishow Brasil desde o início.
“Notamos um maior fluxo de pessoas e, consequentemente, mais oportunidades de negócios. Acredito que tivemos uma movimentação cerca de 30% maior do que em 2022”, calcula Lisandro Bauer, coordenador técnico-comercial de aquacultura da empresa.
Números
· R$ 160 milhões foram gerados em negócios fechados e orçamentos futuros
· 450 empregos foram gerados de forma direta ou indireta pelo evento
· 7,2 mil pessoas passaram pelo pavilhão “Marcelo Berriel”, nos três dias de feira
· 90 pessoas participaram da visita técnica à Global Peixe, em Esmeralda/SP
Realização
A 12ª Aquishow Brasil é realizada de 23 a 26 de maio, pela PeixeSP, em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto/SP, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Neste ano, o evento conta com o patrocínio do Sebrae e o apoio da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp); do Sindicato Rural de São José do Rio Preto; da Mar & Rio Pescados; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesp – Senar/SP); do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV/SP); do Instituto de Inovação Israelense (INNA); da Itaipu Binacional e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).