Principal evento técnico-científico da América Latina dos setores de metalurgia, mineração e materiais, a 6ª edição da ABM WEEK será realizada de 7 a 9 de junho e terá a sustentabilidade como principal tema

Após uma pausa de dois anos em decorrência da pandemia de Covid-19, a ABM WEEK, semana técnico-científica organizada pela ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração desde 2015, volta a ser realizada este ano. A 6ª edição, que terá 13 eventos simultâneos, ocorrerá de 7 a 9 de junho de 2022, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

Principal encontro técnico-científico das indústrias metalúrgica, siderúrgica, mineradora e de materiais na América Latina, a ABM WEEK reúne executivos, profissionais, pesquisadores, professores e estudantes do setor minerometalúrgico e de materiais, promovendo troca de conhecimento, networking e novos negócios.

Este ano, a ABM WEEK recebeu 817 trabalhos técnicos, número inferior aos 929 trabalhos recebidos em 2019. Ainda assim, os organizadores não têm dúvida de que é uma marca a se comemorar.

“Apesar de todas as dificuldades geradas pela pandemia, como fechamento de laboratórios e empresas funcionando em home office, recebemos um número excepcional de contribuições”, avalia Valdomiro Roman da Silva, diretor de desenvolvimento de competências da Entidade.

O maior volume de trabalhos técnicos se concentrou nas áreas de Materiais Cerâmicos, Compósitos e Poliméricos (com 201 contribuições), e Fundamentos e Processos Metalúrgicos (com 106 trabalhos).

Entre os Seminários Industriais, a área que mais se destacou foi Fusão, Refino e Solidificação, com 85 trabalhos técnicos.

ESG e Indústria 4.0

Alguns temas se destacam na multiplicidade de tópicos que serão abordados nos diferentes eventos da 6ª edição da ABM WEEK, sobretudo a agenda ESG (sigla em inglês para os princípios ambientais, sociais e de governança) e a aplicação das inovações introduzidas pela Indústria 4.0 ao segmento de minerometalurgia e materiais.

Questões relacionadas à sustentabilidade devem aparecer em todos os encontros, mas o assunto receberá atenção especial nesta edição, já que fará parte da programação a 4th EMECR – International Conference on Energy and Material Efficiency and CO2 Reduction in the Steel Industry 2022.

Realizada pela primeira vez no Brasil, a conferência internacional faz parte do calendário da ISSI (International Conferences under the International Society of Steel Institutes) e será um espaço de debate dos principais avanços e esforços da academia e da indústria para alcançar uma siderurgia mais sustentável.

Conforme destaca Roman da Silva, a agenda ESG também será tema do Fórum dos Executivos, que reunirá líderes de grandes companhias do segmento. O debate tratará dos desafios para a internalização dos princípios ESG e as oportunidades relacionadas à sua adoção.

“Estamos realizando uma pesquisa junto às organizações associadas à ABM sobre a agenda ESG, cujos resultados fundamentarão a discussão no Fórum”, explica Roman da Silva.

A Indústria 4.0 apareceu com força na 5ª edição da ABM WEEK em 2019, concentrando as atenções em diversos eventos. Neste ano, as inovações tecnológicas comumente associadas a ela – como Inteligência Artificial e Big Data – devem surgir de maneira descentralizada, analisa Roman da Silva.

“A Indústria 4.0 é um tema permanente e já integra até mesmo a gestão das empresas. Haverá debate, por exemplo, sobre o uso de dados e analytics na gestão de segurança em aciarias”, ele descreve.

Nesta edição, foram ampliados os espaços para discussão de novas tecnologias, criando-se as Tech Talks – durante os coffee breaks, as empresas têm 15 minutos para apresentar suas inovações – e as Startup Talks, em que startups apresentam seus negócios e soluções.

“Na Arena Tecnológica, que sediará essas conversas, temas relacionados à Indústria 4.0 serão muito frequentes”, afirma Roman da Silva.

Networking e integração

Desde o início, a ABM WEEK se apresentou como um espaço importante de troca de conhecimento e de integração, congregando docentes, estudantes, pesquisadores e profissionais. Neste ano, o espaço para trabalhos de iniciação científica foi ampliado, como forma de incentivar ainda mais a pesquisa e a ciência.

Os estudantes poderão apresentar seus trabalhos em todos os eventos que compõem a ABM WEEK e não apenas no Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, que completa 20 anos na 6ª edição.

“Tanto o Congresso quanto os demais seminários terão ‘Iniciação Científico-Tecnológica’ entre seus temas, permitindo que estudantes apresentem suas pesquisas para profissionais e acadêmicos”, explica Roman da Silva.

Após tantas incertezas geradas pela pandemia desde 2020, os organizadores esperam que a 6ª edição da ABM WEEK se reafirme como encontro fundamental para o segmento no Brasil.

“Os temas das plenárias, painéis, mesas redondas e palestras são atuais e têm a capacidade de atrair um público que, após dois anos de interrupção, está ávido pelo reencontro. Nossa expectativa é grande,” define Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da ABM.

Sobre ABM WEEK

É o principal evento técnico-científico das indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, mineradoras e de materiais na América Latina. Realizada pela ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, a Semana tem como principais objetivos promover o intercâmbio tecnológico, o desenvolvimento industrial e a melhoria da competitividade das empresas. Para os profissionais, é uma oportunidade única para compartilhar conhecimento, fazer networking e se atualizar sobre novas tendências.

Ampla e diversificada, a programação inclui debates técnicos, painéis, plenárias e mesas-redondas, além de rodadas de negócios, rodadas de RH, coquetéis e área de exposição. O evento deve atrair representantes de grandes empresas nacionais e internacionais, universidades, centros de pesquisa e institutos de tecnologia, além de estudantes.

A 6ª edição da ABM WEEK conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, ADI-IS, Alkegen, AMEPA GmbH, Aperam,  ArcelorMittal, Atomat Services, AutoForm,  BM Group/Polytec, BorderSystem, CBMM, Clariant, Danieli, Dassault Systèmes, DME Engenharia, Eirich, Enacom, Engineering, Evonik, Fosbel,  Gerdau, GSI, Harsco, Hatch/CISDI, IBAR, Imerys, IMS Messsysteme GmbH, John Cockerill, Kuttner, Magnesitas Navarras, Metso Outotec, Nalco Water/Ecolab, Primetals Technologies, PSI Metals, Reframax , RHI Magnesita, Saint-Gobain, SMS Group Paul Wurth/ Vetta, Spraying Systems, SUEZ, SunCoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, TopSolid, TRB, Unimetal, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, Wallonia.be, White Martins, e Yellow Solution. Apoio especial: CNPq. Apoio institucional: Abal, Abendi, AIST, AIST Mena, Alacero, CBCA, Ibram, Instituto Aço Brasil, CIMM, Ind4.0.

Serviço:

6ª edição da ABM WEEK

Realização: ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Data: 7 a 9 de junho de 2022

Local: Pro Magno Centro de Eventos -Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP

Inscrições e informações: https://www.abmbrasil.com.br/por/evento/abm-week-6-edicao

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]