Be(e) Green prevê implementação em regiões periféricas

Isabella da Silva Carvalho, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Américo participou da FEBRACE 2022 (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia da USP) com o projeto “Be(e) Green: para um futuro sustentável”, desenvolvido em conjunto com a estudante Maria Isabela Marques Pereira, de Belo Horizonte.

Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto idealizou a adequação de construções já existentes para a implementação de telhados verdes, com enfoque sobre as regiões periféricas que apresentam baixo índice de arborização e alta densidade demográfica.

“A técnica de telhados verdes traz uma série de benefícios ao ser humano e ao meio ambiente como, por exemplo, o conforto térmico, a redução de ilhas de calor que se concentram em grandes cidades, o isolamento acústico, escoamento de águas pluviais, valorização estética da moradia e bem-estar dos moradores, entre outros”, conta João Pedro de Jesus Pereira, coorientador do projeto, bacharel em Química, e ex-aluno do Colégio Santo Américo.

Além da instalação do telhado em moradias já construídas, um dos principais diferenciais do projeto desenvolvido pelas alunas é o baixo custo dos módulos a serem implementados, que dispensam a etapa prévia de impermeabilização dos telhados.

As criadoras do Be(e) Green também desenvolveram uma série de pesquisas sobre o aumento da biodiversidade vegetal na região de implementação do telhado verde, assim como o acréscimo na população de insetos, entre eles as comunidades de abelhas, fomentando o ecossistema local.

Pela inovação, criatividade e acessibilidade do projeto, as alunas receberam medalha de 3º lugar na categoria Ciências Biológicas e menção honrosa da Sociedade Americana de Meteorologia pela “Realização excepcional de habilidade e criatividade em uma exposição de ciências atmosféricas”

Isabella da Silva Carvalho e Maria Isabela Marques Pereira são bolsistas do ISMART (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos), que as reuniu com o orientador e coorientador para o desenvolvimento do projeto.

Para conferir o projeto Be(e) Green, acesse: https://virtual.febrace.org.br/2022/BIO/111/

Sobre o Colégio Santo Américo

Fundado em 1951 por monges beneditinos húngaros, o Colégio Santo Américo atende alunos do Ensino Infantil, Fundamental Anos Iniciais, Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o colégio é reconhecido com o Selo da Unesco e oferece a seus alunos o ambiente ideal para a formação humana, acadêmica, esportiva e cultural. Desde 1963 o Colégio Santo Américo ocupa uma área de 64 mil m² no bairro Morumbi.

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]