ACSP inicia concurso para mulheres empreendedoras, com prêmios de até 10 mil reais, mentorias e bolsas de estudo integrais

No mês da Mulher, o objetivo do concurso é incentivar empreendedoras a liderarem negócios inovadores

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), em parceria com o Pateo76, o hub de inovação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), acaba de inaugurar o concurso “Up Starts”, exclusivo para mulheres.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o evento ocorreu no Auditório da ACSP no dia 6 e apresentou o painel “Mulheres nas Startups”, com líderes e empreendedoras do setor de inovação, como Janaine Nascimento (CEO da Hoff Analytics), Laura Salles (fundadora e CEO da PlurieBR) e Regina Pedroso (fundadora e CEO da Iusto Blockchain).

As interessadas em participar do concurso devem atender ao seguinte critério: ser proprietária ou sócia majoritária de empresas devidamente registradas. A divulgação das cinco finalistas está marcada para o dia 25 de abril, e a cerimônia de premiação será realizada em 7 de maio.

Os prêmios variam de mil a 10 mil reais e incluem mentorias do Pateo76 e de especialistas do Conselho de Inovação (Conin), certificados digitais, apoio ao registro de marca e produção de vídeo institucional, de acordo com a classificação. Além disso, as cinco finalistas receberão bolsas de 100% na Faculdade do Comércio (FAC) para qualquer curso de graduação e terão a opção de oferecer esse prêmio a uma funcionária da sua empresa.

Para participar do concurso podem consultar o edital completo e realizar inscrições no site do Pateo76 e do CMEC, por meio do link: https://bit.ly/UPSTARTS. O prazo para inscrições encerra-se em 8 de abril.

O Pateo76 é um polo de inovação aberto para o empreendedor, promovendo oportunidades de conexões, discussões sobre empreendedorismo e eventos voltados para o desenvolvimento do ecossistema de inovação. Todas as empresas presentes no lançamento do concurso são cases de sucesso que inspiram mulheres com espírito empreendedor.

A Hoff, por exemplo, é uma empresa de Big Data Analytics especializada na mineração e qualificação de dados do setor da construção no Brasil. No ano passado, foi agraciada com o selo de inovação do Pateo 76 no concurso Ac boost, e acumula mais de 10 premiações relacionadas. Em parceria com o Instituto Mulheres do Imobiliário, é o primeiro grupo feminino do setor imobiliário preocupado com a equidade de gênero em toda a cadeia produtiva. Os resultados confirmam: empresas com maior presença feminina tendem a ser mais lucrativas.

Durante o painel, as participantes abordaram diversos tópicos, desde o significado de uma startup até os obstáculos enfrentados no início, a importância da educação empreendedora, transição de carreira e os diversos papéis desempenhados pelas mulheres.

E afinal, o que é uma startup? O conceito mais difundido é o seguinte: uma startup é um grupo de pessoas em busca de um modelo de negócios escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Estes elementos são exatamente o que diferencia uma startup de uma empresa tradicional.

No entanto, para as mulheres, criar uma startup ou qualquer negócio, pode ter um significado diferente. O simples fato de serem mulheres liderando um negócio já desafia o padrão tradicional, e as adversidades que enfrentam ao optarem por empreender também são altamente incertas.

Em 2023, uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos apontou que menos da metade da população brasileira (47%) reconhece a igualdade de gênero como algo que beneficia tanto os homens quanto as mulheres. Em outros países da América Latina, incluídos no levantamento, esse entendimento atinge dois terços das populações. Ou seja, ainda é um desafio ampliar a compreensão de que a equidade é algo que atende a todos e não, apenas, a um grupo.

Em 2022, uma pesquisa realizada pela Grant Thornton, empresa global de auditoria, mostrou que as mulheres ocupam 38% dos cargos de liderança no Brasil.

Com 129 anos, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) é uma entidade com um olhar diferenciado quando o assunto é equidade de gênero, superando a porcentagem apresentada pela Grant Thornton.

O quadro corporativo da Associação é composto por 169 mulheres e 84 homens, sendo 66,8% dos colaboradores do sexo feminino. Outro dado que chama a atenção é que dos 41 cargos de liderança, 75,6% são ocupados pelas mulheres, enquanto 24,4% são exercidos pelos homens. 

Quanto à escolaridade, elas também lideram. Atualmente, temos 40 mulheres e 16 homens cursando o Ensino Superior. Aquelas com Ensino Superior completo somam 50 mulheres e 20 homens. Além disso, 24 mulheres e 12 homens estão atualmente matriculados em cursos de Pós/MBA, enquanto 46 mulheres e 21 homens já concluíram essa etapa.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464