ABF consagra 49 marcas do Sul com Selo de Excelência
A ABF anunciou no último dia 17/03 as marcas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising 2023. Neste ano, conquistaram o SEF, principal chancela do mercado de franquias brasileiro 225 redes — 64% do total de 352 inscritas para concorrer à chancela. A região Sul mostra a representatividade no franchising e ganha destaque batendo também o recorde com 49 redes premiadas. (Veja a lista completa abaixo). A cerimônia de entrega do SEF e do Prêmio ABF Destaque Franchising 2023 será realizada no dia 5 de maio, às 19h, no WTC Hall, em São Paulo.
Além de principal reconhecimento do setor no País, o Selo concedido pela ABF é também um termômetro das relações entre franqueador e franqueado. São os franqueados que, por meio da Pesquisa do SEF, avaliam as respectivas empresas franqueadoras que, de acordo com a pontuação obtida, conquistam a chancela.
Amplo, o estudo tem o objetivo de avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da rede, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.
De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “esta edição 2023 do Selo de Excelência em Franchising acompanha o processo de retomada de crescimento do setor, que em 2022 superou a barreira dos R$ 200 bilhões em faturamento; da superação dos desafios colocados pela pandemia da Covid-19 e da resiliência, fatores que estão muito bem representados nas 352 redes inscritas e nas 225 chanceladas. Meu reconhecimento a todas as marcas participantes e às chanceladas. Desejo ainda mais sucesso a todas”, declara.
O Selo de Excelência em Franchising da ABF está dividido em quatro categorias: Pleno, que reúne marcas com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos atuando no franchising; Sênior: redes a partir de 15 franqueados, 30 operações e 5 anos no mercado; Máster: franquias com ao menos 30 franqueados, 60 unidades e em atividade no setor há pelo menos 10 anos; e Mega, que congrega marcas a partir de 100 franqueados, 200 unidades e integrantes do franchising ao menos há 15 anos.
Nesta edição, o Selo de Excelência em Franchising condecorou no Sul 15 redes na categoria Pleno, 20 na Sênior, 13 na Máster e 01 na Mega.
Metodologia do SEF
A ABF promove há 32 anos o Selo de Excelência em Franchising — SEF, sendo seu principal benefício fornecer à rede franqueadora uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.
As perguntas do questionário são agrupadas em 4 Índices de Performance (Global, Econômica, Operacional e de Relacionamento), e cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Após essa aferição, ainda é concedido um bônus baseado em critérios de sustentabilidade e retorno financeiro. Dependendo do nível de satisfação obtido pela rede individualmente, a marca franqueadora poderá ser chancelada e receber o Selo de Excelência em Franchising.
Sobre a ABF
A ABF — Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 211,488 bilhões em 2022, mais de 184 mil operações e cerca de 3.000 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Atualmente com cerca de 1.650 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.