Parceria iniciada em 2019 envolveu publicação de livro com sumário executivo em português, acompanhamento no desenvolvimento do constructo teórico do domínio inovador da prova do PISA 2025 e testes de plataforma de avaliação formativa – PILA, em parceria com a rede estadual de educação do Ceará
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com apoio do Instituto Unibanco, acaba de lançar o livro Innovating Assessments to Measure and Support Complex Skills, que aborda questões relevantes tanto para elaboração das avaliações quanto para os tomadores de decisão nesse processo. O Instituto foi responsável pela produção do sumário executivo em português da obra, que reúne artigos abordando como avaliar competências complexas, novas metodologias, a tecnologia como meio para expandir possibilidades de inovação e análise e uso de dados captados em avaliações inovadoras. O lançamento é parte de um trabalho conjunto que durou quatro anos. Nesse período, o Instituto Unibanco pôde acompanhar o desenvolvimento do constructo teórico do domínio de inovação do PISA de 2025 – Aprender no Mundo Digital e a testagem da Platform for Innovative Learning Assessments (PILA), uma plataforma de avaliação formativa para competências do século 21, que foi testada em diferentes países e no Brasil, aconteceu no Ceará. No prefácio do sumário executivo do livro é destacado que a inovação nas avaliações educacionais é crucial para lidar com os desafios atuais do mundo e exige um “compromisso incontornável com uma educação de qualidade com equidade”. Segundo o texto, à medida que a informação se torna cada vez mais acessível e mais tarefas cognitivas rotineiras são digitalizadas e terceirizadas, o modo de aprender deve se transformar para que as pessoas se tornem aprendizes de uma vida toda. Essas mudanças estão no cerne das chamadas “competências do século XXI”. Neste sentido, a publicação Busca contribuir para o avanço das discussões acerca da inovação de avaliações no país e inspirar novos caminhos para suprir as demandas do cenário brasileiro. Para Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, o Brasil tem o desafio de inovar no campo das avaliações para que possa seguir avançando na promoção de uma educação de qualidade para todos. “Temos a urgência, em uma situação em que o mundo já avançou em avaliações, de descobrir como inovar além dos fundamentos do que já conseguimos captar nas avaliações, aterrissando a ideia de avaliação numa dimensão muito específica, a do pensamento computacional, e viabilizar isso de uma maneira que as avaliações brasileiras tenham definido muito objetivamente em que medida elas podem contribuir para a equidade na educação brasileira”, explicou. “Se não inovarmos na maneira de avaliar, que é fundamental para sabermos como aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, corremos o risco de ter um ‘ponto de não retorno’, a partir do qual não será possível mais fazer com que a educação brasileira dê o salto de qualidade necessário para fazer frente aos desafios da nossa sociedade”, afirmou. Segundo Andreas Schleicher, diretor de Educação e Habilidades da OCDE, “um dos maiores erros da educação foi distanciar a aprendizagem da avaliação. Quando industrializamos a educação, nós separamos esses fatores, e isso teve um efeito cascata na aprendizagem, que se tornou tão rasa como a prova. Hoje temos a chance de mudar isso”. Além disso, ele afirma que é preciso criar ferramentas para medir as capacidades transformadoras exigidas no mundo atual, como capacidade de pensar além da nossa informação atual; capacidade de navegar tensões e dilemas, ou seja, navegar pela ambiguidade; e protagonismo, que é poder mobilizar os seus recursos socioemocionais para realizar projetos em conjunto com outras pessoas. “Se não mobilizarmos métricas para medir essas questões, a aprendizagem não vai mudar na sala de aula. É hora de a educação pensar com mais cuidado sobre o que a gente constrói por meio das avaliações”. ServiçoLivro “Innovating Assessments to Measure and Support Complex Skills” (em inglês)Link: https://www.oecd-ilibrary.org/education Sumário executivo “Inovação em Avaliação para Medir e Dar Suporte a Competências Complexas” (versão em português e inglês)Link: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc |
Sobre o Instituto UnibancoO Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações através de metodologias de gestão escolar. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. www.institutounibanco.org.br. |