Instituto Unibanco e OCDE concluem parceria para inovação das avaliações educacionais

Detalhe da capa do sumário executivo do livro

“Innovating Assessments to Measure and Support Complex Skills”

Parceria iniciada em 2019 envolveu publicação de livro com sumário executivo em português, acompanhamento no desenvolvimento do constructo teórico do domínio inovador da prova do PISA 2025 e testes de plataforma de avaliação formativa – PILA, em parceria com a rede estadual de educação do Ceará

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com apoio do Instituto Unibanco, acaba de lançar o livro Innovating Assessments to Measure and Support Complex Skills, que aborda questões relevantes tanto para elaboração das avaliações quanto para os tomadores de decisão nesse processo. O Instituto foi responsável pela produção do sumário executivo em português da obra, que reúne artigos abordando como avaliar competências complexas, novas metodologias, a tecnologia como meio para expandir possibilidades de inovação e análise e uso de dados captados em avaliações inovadoras. O lançamento é parte de um trabalho conjunto que durou quatro anos. 

Nesse período, o Instituto Unibanco pôde acompanhar o desenvolvimento do constructo teórico do domínio de inovação do PISA de 2025 – Aprender no Mundo Digital e a testagem da Platform for Innovative Learning Assessments (PILA), uma plataforma de avaliação formativa para competências do século 21, que foi testada em diferentes países e no Brasil, aconteceu no Ceará.

No prefácio do sumário executivo do livro é destacado que a inovação nas avaliações educacionais é crucial para lidar com os desafios atuais do mundo e exige um “compromisso incontornável com uma educação de qualidade com equidade”. Segundo o texto, à medida que a informação se torna cada vez mais acessível e mais tarefas cognitivas rotineiras são digitalizadas e terceirizadas, o modo de aprender deve se transformar para que as pessoas se tornem aprendizes de uma vida toda. Essas mudanças estão no cerne das chamadas “competências do século XXI”.

Neste sentido, a publicação Busca contribuir para o avanço das discussões acerca da inovação de avaliações no país e inspirar novos caminhos para suprir as demandas do cenário brasileiro.
Para Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, o Brasil tem o desafio de inovar no campo das avaliações para que possa seguir avançando na promoção de uma educação de qualidade para todos. “Temos a urgência, em uma situação em que o mundo já avançou em avaliações, de descobrir como inovar além dos fundamentos do que já conseguimos captar nas avaliações, aterrissando a ideia de avaliação numa dimensão muito específica, a do pensamento computacional, e viabilizar isso de uma maneira que as avaliações brasileiras tenham definido muito objetivamente em que medida elas podem contribuir para a equidade na educação brasileira”, explicou.

“Se não inovarmos na maneira de avaliar, que é fundamental para sabermos como aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, corremos o risco de ter um ‘ponto de não retorno’, a partir do qual não será possível mais fazer com que a educação brasileira dê o salto de qualidade necessário para fazer frente aos desafios da nossa sociedade”, afirmou.

Segundo Andreas Schleicher, diretor de Educação e Habilidades da OCDE, “um dos maiores erros da educação foi distanciar a aprendizagem da avaliação. Quando industrializamos a educação, nós separamos esses fatores, e isso teve um efeito cascata na aprendizagem, que se tornou tão rasa como a prova. Hoje temos a chance de mudar isso”.

Além disso, ele afirma que é preciso criar ferramentas para medir as capacidades transformadoras exigidas no mundo atual, como capacidade de pensar além da nossa informação atual; capacidade de navegar tensões e dilemas, ou seja, navegar pela ambiguidade; e protagonismo, que é poder mobilizar os seus recursos socioemocionais para realizar projetos em conjunto com outras pessoas.

“Se não mobilizarmos métricas para medir essas questões, a aprendizagem não vai mudar na sala de aula. É hora de a educação pensar com mais cuidado sobre o que a gente constrói por meio das avaliações”. 

ServiçoLivro “Innovating Assessments to Measure and Support Complex Skills” (em inglês)Link: https://www.oecd-ilibrary.org/education 

Sumário executivo “Inovação em Avaliação para Medir e Dar Suporte a Competências Complexas” (versão em português e inglês)Link: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc
Sobre o Instituto UnibancoO Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações através de metodologias de gestão escolar. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. www.institutounibanco.org.br.

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