9 em cada 10 shopping centers brasileiros mantêm campanhas de arrecadação de donativos
Informação é parte de levantamento inédito, “Relatório de Sustentabilidade 2023” do setor, com dados diversos para a agenda ESG em empreendimentos de todo o país
Nove em cada dez shopping centers brasileiros (89%) promovem campanhas de arrecadação de donativos, revela o “Relatório de Sustentabilidade 2023″da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Roupas, adoção de animais e doação de alimentos lideram as contribuições dessas campanhas, que também abrangem arrecadação de brinquedos, materiais de higiene e limpeza, além de iniciativas para ampliar a doação de sangue. O levantamento mapeou iniciativas em sustentabilidade e a agenda ESG no setor e mostram o compromisso dos empreendimentos em atender às variadas necessidades das comunidades.
“Os shoppings centers do Brasil atuam cada vez mais em acordo com a agenda ESG, perseguindo os objetivos de desenvolvimento nos três pilares da sustentabilidade, o que se reflete em diferentes ações como, por exemplo, em estratégias de gestão de energia, água e aspectos de governança, entre outras. Mas também dão toda ênfase ao pilar social, e esses indicadores revelam o comprometimento com a sociedade e o desejo de gerar impacto positivo nas comunidades do entorno dos empreendimentos”, afirma o presidente da Abrasce, Glauco Humai.
Destaca-se também a ocorrência de programas sociais pontuais, iniciativa adotada por 90% dos empreendimentos, evidenciando um movimento consistente em todas as regiões do país. Na área da saúde, merece destaque a adesão a projetos de conscientização sobre doenças, como diabetes e câncer. O movimento Novembro Azul e a conscientização sobre segurança no trânsito também desempenham um papel significativo e são amplamente disseminados. No cenário cultural, música, oficinas temáticas e espetáculos de teatro são as atrações mais oferecidas pelos shopping centers, que também investem em exposições de arte, campanhas de incentivo à leitura e artesanato.
Consolidação do ESG
O setor de shoppings no Brasil vem investindo cada vez mais em iniciativas ESG, abrangendo as diferentes frentes dos três pilares da sustentabilidade. E o Relatório de Sustentabilidade Abrasce 2023 contou com entrevistas feitas no período de março a junho deste ano, a partir de parceria entre a entidade e a ASAS – Agência de Soluções Ambientais e Sociais. O estudo tem o objetivo de mapear essas iniciativas, incentivar práticas sustentáveis e dar maior visibilidade às ações já realizadas pelos empreendimentos.
Os shopping centers têm ampla relevância econômica e social no país. O setor recebe a cada mês 443 milhões de visitas em seus 628 empreendimentos espalhados pelo país, tornando-se grandes plataformas de viver, sendo conhecidos como locais de compras, mas também de lazer, gastronomia e entretenimento.
“Para os shopping centers, adotar boas práticas ESG implica não apenas na redução do consumo de recursos naturais, mas também na melhoria da eficiência operacional, promoção da diversidade e inclusão, busca pela equidade e preocupação com as comunidades locais. São ações de longo prazo que vem transformando de forma contínua o setor em um agente ativo na construção de um futuro mais sustentável e consciente”, complementou o executivo.
Alguns dos indicadores do Relatório de Sustentabilidade Abrasce 2023 estão disponíveis em Link.