Rio de Janeiro, RJ 21/1/2022 – O isolamento social afetou a saúde mental das pessoas de maneira significativa, e isso está levando muita gente a buscar refúgio e cura na natureza.

Jornada Cultural e Científica de Montanhismo discute volta de atividades de esportes de aventura em 1º evento presencial desde o início da pandemia, com o objetivo de conectar e capacitar praticantes de atividades ao ar livre como Camping, Hiking, Trekking, Escalada em Rocha, Trail Running e Bikepacking.

Depois de dois anos em meio à covid-19, com trabalho remoto, isolamento e, finalmente, vacina no braço, o circuito de esporte de aventura terá a tão aguardada volta dos eventos presenciais de imersão e atualização: a Jornada Cultural e Científica de Montanhismo Gear Tips acontece de 01 a 03 de abril de 2022, a primeira depois da pandemia. 

Com o desafio de debater o mundo e sua reconfiguração necessária depois da chegada da covid-19, a Jornada Científica de Montanhismo vai reunir capacitação, conhecimento, interação e produção científica e cultural do montanhismo em suas diversas modalidades.

O público-alvo abrange desde quem está começando até quem já trabalha na área. A idealizadora da Jornada, Fernanda May, diz que a programação, extensa, foi pensada para a comunidade de praticantes de esportes de montanha de maneira geral.

“O evento é completo, com palestras, aulas e workshops para todos os gostos e níveis de conhecimento diferenciados. Quem já é guia, por exemplo, terá a chance de se atualizar em primeiros socorros, entre outros conhecimentos; empresários vão poder trocar informações sobre novos circuitos e opções que podem ser oferecidos, além do networking; e quem está começando vai ter a chance de se preparar para situações adversas, a lidar com equipamentos de segurança e a produzir impacto mínimo na natureza”, diz May, que é médica e pratica montanhismo há 24 anos.

Já Pedro Lacaz Amaral, co-organizador do evento, destaca a chegada de novos praticantes à cena do montanhismo em todo o Brasil: “O esporte de aventura recebeu muitos novos participantes, muita gente querendo descobrir novas atividades depois de ficar tanto tempo em isolamento, e o mercado, seus profissionais e atletas amadores precisam se atualizar e se informar. É por isso que, nesta edição, teremos uma programação ainda mais completa, com encontros dedicados a debater o que há de mais novo em termos de condicionamento físico e mental, equipamentos e tecnologia e, ainda, habilidades e conhecimento”, diz Pedro Lacaz Amaral, co-organizador do evento. 

O evento contempla esportes como bike, escalada, trail running, e trekking, com todas as atualizações dessas áreas, e faz um mergulho também por locais: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Patagônia, muito procurados por esportistas profissionais e amadores, ganham destaque. Além disso, a jornada traz o que há de mais novo em termos de equipamentos e segurança, mínimo Impacto e saúde, além de painéis dedicados ao aprofundamento e à análise de artigos e dados científicos. Por fim, a parte cultural do evento trará exposições fotográficas, de mapas e literatura de montanha. 

Programação tem especialistas em Bikepacking, Escalada, Trail Running e Trekking 

Uma das atrações é a palestra do especialista em esporte de aventura Guilherme Cavallari. Autor de 19 livros na área e coautor de uma série de filmes documentários, ele vai compartilhar sua experiência com longas viagens de bicicleta por lugares como as serras gaúcha, catarinense e da Mantiqueira, Patagônia e Mongólia em um encontro sobre Bikepacking.

Para Cavallari, o isolamento social afetou a saúde mental das pessoas de maneira muito significativa, e isso está levando muita gente a buscar refúgio e cura no encontro com a natureza.

“Na minha palestra falo de experiências de estar na natureza, de estar na aventura. Falo como foi a travessia que fiz na Mongólia de bicicleta, mas também da experiência da preparação, que é muito importante para quem quer começar a fazer viagens longas.”

Cavallari afirma que a Jornada de Montanhismo é de suma importância para promover a cultura de montanha no Brasil: “Estar na natureza é uma maneira de cuidar da saúde física e mental, mas também uma forma de proteger o meio ambiente. Ninguém cuida daquilo que não conhece, e precisamos que mais gente conheça cada vez mais. Promover a cultura de aventura é fundamental, e esse é um dos papéis da jornada.” 

Serviço:

III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo Gear Tips

1 a 3 de abril de 2020
Local: Hotel Fazenda Villa Forte, em Engenheiro Passos (RJ)
Inscrições: https://jornadademontanhismo.com.br/inscricao/

Palestrantes: André Fatini, Antônio Calvo, Branca Franco, Cláudio Machado, Ed Padilha, Fábio “Tchê” Moralles, Freddy Duclerc, Gabriel Tarso, Guilherme Cavallari, Isadora Martins, Luiz Aragão, Luiz Gadetto, Marcela Tenório, Maria Tereza Ulbrich, Pedro Hauck, Pedro Lacaz Amaral e Ricardo Pina.

Website: https://jornadademontanhismo.com.br

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]