São Paulo, SP 10/3/2022 – Os gestores são o elo principal entre os objetivos de negócios das empresas e o desenvolvimento das habilidades necessárias para atingi-los.

Os gestores são uma peça-chave na implementação de culturas positivas de aprendizagem. Segundo o relatório “Como a Força de Trabalho Aprende”, publicado pela plataforma de upskilling Degreed, uma cultura de aprendizagem positiva está diretamente ligada a maior agilidade organizacional, crescimento mais rápido da receita e maior engajamento de funcionários. 

A aprendizagem começa com a cultura da empresa. E essa cultura depende de gestores. Por ocupar um cargo de gestão, eles estão em uma posição decisiva para exaltar e estimular a aprendizagem, podendo ajudar até a viralizar essa ideia ou deixá-la cair no esquecimento. A pesquisa da Degreed mostra que a gestão cria uma experiência de aprendizagem positiva quando:

  • Orienta suas equipes sobre como e o que aprender: em uma cultura de aprendizagem positiva, os gestores motivam seus colaboradores a aprender de diversas formas, indicam o que é interessante saber para aprimorar o desempenho na função atual e o que pode servir para cargos futuros, e os ajudam a identificar habilidades importantes.
  • Oferece experiências de desenvolvimento diversificadas e ativas: em uma cultura de aprendizagem positiva, os gestores adotam a aprendizagem contínua e indicam onde seus colaboradores podem buscar conhecimento.
  • Proporciona feedback e insights sobre o progresso: em uma cultura de aprendizagem positiva, os gestores cuidam da segurança psicológica, valorizando orientações contínuas, imediatas e informais.
  • Cria oportunidades para praticar, aplicar e desenvolver habilidades: em uma cultura de aprendizagem positiva, os gestores vestem a camisa da aprendizagem prática e deixam seus colaboradores sempre a par de novas oportunidades para transformar conhecimentos em realidade.

Os gestores percebem em primeira mão as mudanças no mercado, nos colaboradores e em suas estratégias. Segundo uma  pesquisa global da McKinsey, 87% dos gestores e executivos afirmam perceber lacunas de habilidades em suas equipes ou esperam vivenciá-las dentro de poucos anos. Segundo uma pesquisa de 2019 da Gartner, os gestores são capazes de alavancar o desempenho dos colaboradores em até 26% e de mais do que triplicar a probabilidade de transformá-los em colaboradores de alto desempenho.

Débora Mioranzza, Vice-Presidente para a América Latina da Degreed, disse: “Os gestores são o elo principal entre os objetivos de negócios das empresas e o desenvolvimento das habilidades necessárias para atingi-los. Quando a gestão se envolve, a aprendizagem se democratiza. Os gestores e os membros de suas equipes podem tornar esse processo mais ágil e relevante porque ninguém precisa esperar uma solução da alta administração — o gestor tem o poder transformador de assumir o controle e tratar dos problemas de desempenho em tempo real.”

A Degreed entrevistou mais de 2.400 trabalhadores de 15 países — incluindo Brasil, Argentina, Chile e México —, nos setores de varejo, saúde, serviços financeiros, tecnologia, serviços profissionais e viagens e hospitalidade, sobre os comportamentos, valores e premissas que levam a experiências positivas de aprendizagem e crescimento profissional no trabalho. A pesquisa completa pode ser acessada aqui e o guia para gestores aqui.

Website: https://degreed.com

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