12/4/2022 –

Realizado em parceria com a alemã ZEISS, estudo visa certificar proficiência na descrição de lâminas petrográficas para caracterização e classificação de rochas

O Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) abre inscrições para ensaio de proficiência inédito na área de descrição de lâminas petrográficas. O ensaio é realizado em parceria com a alemã ZEISS, uma das mais importantes fabricantes de microscópios e lentes do mundo.

A iniciativa é parte do contexto da ampliação do portfólio de serviços especializados do IPR, e avaliará a habilidade técnica e o conhecimento na descrição de lâminas petrográficas para caracterização e classificação de rochas – atividade de rotina em estudos geológicos e amplamente utilizada na indústria de óleo e gás. A ZEISS tem investido no desenvolvimento de tecnologias para a digitalização de lâminas petrográficas e biológicas. Neste ensaio em parceria com o IPR, a empresa alemã será responsável por fornecer o software necessário para a realização do ensaio de proficiência de geologia digital, além de dar suporte na divulgação do ensaio de proficiência. Já o IPR, será responsável pela organização do ensaio de proficiência, seleção de amostras e preparação das lâminas, montagem dos mosaicos, distribuição dos arquivos digitais, análise estatística dos resultados e emissão dos certificados.

O ensaio

A descrição das lâminas petrográficas será realizada em lâminas virtuais (mosaicos de fotomicrografias 100% digitais) produzidas por meio do ZEISS Axioscan Z1 Microscope Slide Scanner, scanner de slides de última geração para a digitalização automatizada de amostras de microscopia. Cada participante receberá amostras digitais que deverão ser analisadas e ter seus resultados reportados, de forma confidencial, ao IPR.

O Instituto avaliará as respostas, conferindo sua exatidão frente a um padrão estabelecido. O participante que acertar os resultados do ensaio será considerado proficiente nessas análises e receberá um certificado de proficiência.

Podem participar profissionais e estudantes da área de geologia. As inscrições podem ser realizadas até 30 de maio por meio do site do IPR (https://pucrs.qualtrics.com/jfe/form/SV_0GLjbDwlf5Apt2u).

Website: https://pucrs.qualtrics.com/jfe/form/SV_0GLjbDwlf5Apt2u

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]