4/10/2021 –

Para variar na decoração de ambientes, é importante saber as várias formas de se aproveitar as flores. Dentre elas, a utilização das mesmas quando estão secas e como realizar esse processo.

O processo de desidratar flores consiste em retirar a água das plantas e folhas para conservar a aparência e cor. A vantagem desse procedimento é permitir que flores secas sejam guardadas ou utilizadas por mais tempo na decoração de ambientes.

Outro ponto favorável dos arranjos com flores secas é a durabilidade. Segundo a florista Nati Nicz, “um arranjo natural vai ficar bonito por até uma semana, já os arranjos secos podem durar mais de um ano”.

Dessa forma, é preciso conhecer algumas dicas para desidratar flores:

1) Conhecer as necessidades da espécie

Um exemplo são as rosas que, por serem mais robustas que outras espécies, pode ser desidratada ao ar livre.

Já para flores mais delicadas, como as tulipas, gérberas e crisântemos, que precisam de proteção para as estruturas, é necessário um outro procedimento. Nesse caso, o recomendado é fazer a secagem das pétalas no micro-ondas. É recomendado não desidratar flores maduras, pois há o risco de se despedaçarem ou danificar as pétalas.

2) Secagem ao ar livre

Primeiro é preciso retirar toda a folhagem que estiver em excesso no caule e cortá-lo no tamanho que a pessoa julgar necessário. Após isso, é o momento de deixar as pétalas secarem ao ar livre, mas longe sol. O ideal e optar por locais secos, com sombra e boa circulação de ar para deixar as flores. Outro ponto é deixá-las de ponta cabeça e fixadas em um local alto com um grampo na haste. Por fim, deixar secando por duas ou três semanas. Depois, é preciso dar uma leve pulverizada com laquê e retirar ela da armação.

3) Secagem pelo micro-ondas

Se a ideia é fazer a desidratação das flores com o processo de secagem em micro-ondas, a pessoa vai precisar de uma vasilha específica para o aparelho e gel em silicone. O primeiro passo é espalhar o silicone no fundo da vasilha. Em seguida, separar as flores no gel com as pétalas voltadas para cima. Feito isso, é preciso cobrir as flores com mais gel e levar o vasilhame ao forno. Após isso, deve-se iniciar o procedimento ligando o forno por dois minutos em potência máxima.

Em sequência, é preciso repetir o processo, aumentando a potência, até perceber que as flores estão totalmente secas. Em seguida, deve-se cobrir a vasilha com a tampa, retirá-la do micro-ondas e deixar as flores repousarem por 24 horas. Após esse período, o processo final é limpar as pétalas delicadamente com uma escova.

*Por Giuliana Flores, marketplace de flores e itens presenteáveis.

Website: http://www.giulianaflores.com.br

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]