Curitiba, PR 10/3/2022 –

Precauções com esses equipamentos ainda são pouco conhecidas entre os donos de carros.

Obrigatórios em todos os carros do Brasil desde 2014, os airbags se tornaram itens fundamentais para a preservação da vida dos motoristas, ajudando consideravelmente na redução de mortes por acidentes de trânsito, que sofreram uma queda de 30% na última década, segundo dados apontados pelo secretário nacional de trânsito em 2021.

Apesar de sua presença e importância no dia a dia do condutor brasileiro, esse equipamento acaba não recebendo a devida atenção dos donos de veículos que, muitas vezes, não conhecem as precauções e cuidados que precisam tomar para garantir sua completa eficácia em caso de acidentes. Esta atitude pode acabar prejudicando a segurança e bem-estar dos ocupantes em situações de colisão.

Como item de segurança, o airbag funciona em harmonia com outros componentes do automóvel, dependendo, portanto, do uso e funcionamento adequado deles para que sua função de proteger os passageiros seja bem executada.

Dessa forma, ações como o uso constante do cinto de segurança e regulagem da inclinação dos bancos se tornam passos simples que possuem grande importância na manutenção da segurança de todos os ocupantes, assim como a atenção para fatores relacionados à vida útil do equipamento e boas práticas dentro do veículo.

Cuidados essenciais

Para garantir o funcionamento adequado das bolsas infláveis em caso de impacto, as fabricantes de veículos estipulam um tempo médio de utilidade de um airbag em 15 anos, sendo necessária a troca do equipamento em carros mais antigos, ou seminovos que atingiram esse tempo limite.

Atenção aos indicadores automáticos do veículo também é função do condutor, que deve ficar sempre alerta para a luz do airbag no painel. Caso esta se acenda inesperadamente, pode indicar problemas nesse sistema, o que exige manutenção apropriada e imediata.

Além dos cuidados com os aspectos mecânicos, boas práticas por parte dos passageiros também são necessárias, como não colocar objetos em cima do painel, ou não apoiar pernas e membros em locais inapropriados do automóvel, sem nunca esquecer da mais importante delas: o uso constante e correto do cinto de segurança.

Quando usado incorretamente, ou mesmo quando seu uso é negligenciado, o impacto da colisão nos passageiros do veículo pode ser fatal, mesmo com o bom funcionamento dos airbags.

Manter os bancos em uma posição reta e a uma distância de 25-30 cm dos locais dos airbags é também uma medida eficiente para maximizar o efeito das bolsas de ar no corpo dos passageiros, evitando possíveis fatalidades ou mesmo lesões graves.

Principais tipos de airbags

Ao considerar a proteção dentro do automóvel, saber os tipos de airbags mais comuns nos veículos brasileiros também contribui para a prevenção de acidentes mais graves, uma vez que os condutores podem escolher carros com modelos que se adequam às suas principais necessidades de segurança, ou mesmo redobrar a atenção, evitando possíveis colisões que sobrecarreguem o sistema nos seus veículos.

Apesar da obrigatoriedade do equipamento no Brasil, nem todos os modelos de airbags estão presentes nos carros nacionais, sendo os tipos mais comuns:

– Airbags frontais – Modelo mais comum e obrigatório, fica localizado no volante e painel do passageiro.

– Airbags laterais – Projetados para proteger o tronco e a cabeça dos ocupantes.

– Airbag de cortina – Serve para amortecer os impactos na parte lateral do veículo.

– Airbag central – Sua função é prevenir o choque entre passageiro e motorista durante uma colisão.

Airbag traseiro – Se localiza na parte posterior dos assentos traseiros, e serve para proteger a cabeça dos passageiros em batidas na parte de trás do veículo.

De modo a auxiliar na segurança dos ocupantes, veículos com até 7 airbags podem ser encontrados na Toyota Sulpar.

Mais informações em https://www.toyotasulpar.com.br/

Website: https://www.toyotasulpar.com.br/

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]