São Paulo 3/2/2022 – Uma boa semente irá gerar bons frutos, então é importante garantir sementes da melhor qualidade para o plantio

O uso de sementes selecionadas é um recurso comum na agricultura. O ecossistema faz um processo seletivo natural, onde apenas as melhores sementes, ou seja, as mais adaptáveis sobrevivem ao ambiente onde estão.

Assim, o agricultor deve possuir um sistema de seleção de sementes, fazendo assim do processo, o melhor possível de forma econômica. Dessa forma, o artigo a seguir do Blog Sítio Pema irá explicar porque é importante para o plantio o uso de sementes orgânicas, quais os benefícios que elas trazem para o cultivo, e as melhores formas de usá-las.

Porque é importante usar sementes orgânicas?

Primeiramente, é possível definir como agricultura orgânica, todos os passos do sistema de plantação que não realiza o uso de fertilizantes, agrotóxicos, reguladores de crescimento e aditivos elaborados de forma sintética.

O produtor deve sempre buscar usar sementes orgânicas para garantir a qualidade do plantio de orgânicos. Ao usar as sementes sem interferência de nenhum tipo de químicos e defensivos, garante que o plantio seja realizado com a menor intervenção humana possível.

Uma boa semente irá gerar bons frutos, então é importante garantir sementes da melhor qualidade para o plantio. Para o produto ser 100% orgânico, um produtor deve-se certificar de usar apenas sementes devidamente certificadas, para não precisar usar agrotóxicos nem fertilizantes. Além também de garantir produtos que não irão prejudicar diretamente a saúde humana e o meio ambiente.

Semente Orgânica Vs Semente Convencional

Uma das principais diferenças entre os dois tipos de sementes, é que a semente orgânica não precisa de adubação química para se desenvolver, apenas de uma adubação orgânica. Porém, as sementes convencionais precisam de apoio químico para se desenvolverem, pois já estão adaptadas às soluções sintéticas.

Além do uso de agrotóxicos, outra grande diferença é a prática de monoculturas. Onde o agricultor realiza o plantio de somente uma espécie, um ato que prejudica a recuperação e manutenção do solo. A agricultura convencional é considerada muito agressiva à saúde humana e ao meio ambiente, pois ocorre através de mecanismos e tecnologias artificiais para a lavoura.

Plantações orgânicas só podem ser produzidas com sementes orgânicas?

Na agricultura orgânica, é possível aceitar pequenos danos à lavoura. Pois sem os agrotóxicos usados comumente, a plantação fica mais suscetível a contrair doenças e pragas. É muito importante utilizar sementes que respeitem as normas de certificação de produtos orgânicos, e embora em primeiro momento o investimento pareça alto, esse valor terá retorno após a venda de alimentos orgânicos e na economia feita ao deixar de comprar agrotóxicos, fertilizantes e outras formas de defensivos químicos.

Há uma vasta variedade de espécies de sementes orgânicas. Isso ocorre pois a mesma planta pode crescer em ambientes distintos, e existem sementes específicas para o desenvolvimento em cada um deles.

Para identificar qual variedade da semente deve ser usado, é necessário fazer um estudo do solo, das condições climáticas do terreno onde serão plantadas, para poder descobrir quais as principais características do local, e assim comprar a variedade indicada.

Como o cultivo orgânico beneficia o plantio?

O cultivo orgânico é o passo realizado antes do plantio da semente, isto é, se assegurar que os teores de matéria orgânica no solo estão no nível indicado para poder ocorrer o plantio. Isso ocorre porque, quanto maior o teor de matéria orgânica no solo, mais os microrganismos podem manter a integridade e a fertilidade do mesmo. Permitindo assim, um cultivo ainda mais saudável e ecológico de alimentos, principalmente das hortaliças.

Esse tipo de cultivo orgânico respeita o meio ambiente e garante produtos ainda mais saudáveis para a saúde humana.

Quais os perigos que um plantio não-orgânico pode trazer?

O uso de agrotóxicos e fertilizantes podem acarretar ao meio ambiente degradação e contaminação do solo e de reservas subterrâneas de água, desmatamento, desequilíbrio do efeito estufa, dentre outros riscos.

Já em relação à saúde humana, estudos mostram danos como ingestão de alimentos contaminados por exagero de agrotóxicos, causando contaminação de leite materno, má formação de feto, disfunções hormonais, além de serem substância altamente carcinogênicas.

Conclusão

Para conferir mais conteúdos e informações sobre o plantio orgânico, práticas agroecológicas, descobrir qual prática é mais adequada para plantação e tirar dúvidas sobre o tema, siga acompanhando os artigos do site Sítio Pema ou entre em contato com a nossa equipe.

Website: https://www.sitiopema.com.br

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]