Rio de Janeiro, RJ 29/10/2021 – Diferente do que muitos pensam, a harmonização facial não é inspirada em um padrão de beleza e nem é ancorada em uma percepção pessoal do que é mais bonito.

Ter as proporções faciais mais harmônicas pode ser o ponto-chave para conquistar uma autoestima mais elevada.

Tendo cada vez mais adeptos no Brasil, segundo pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que tem como objetivo acentuar a beleza e proporcionar mais harmonia ao rosto, modificando os traços de maneira adequada e promovendo um rejuvenescimento facial que muitas vezes é prejudicado pelo processo de envelhecimento, com o aumento da flacidez, o surgimento das rugas e a queda dos tecidos, músculos e gordura.

Diferente do que muitos pensam, a harmonização facial não é inspirada em um padrão de beleza e nem é ancorada em uma percepção pessoal do que é mais bonito. A dermatologista Ana Carulina Moreno, formada pela Universidade de São Paulo, explica que esse procedimento é fundamentado em uma “matemática científica” que permite idealizar as proporções ideais de cada rosto, ou seja, é um procedimento desenvolvido de forma completamente personalizada e única para cada paciente. 

Algumas técnicas são muito comuns na harmonização facial, como a toxina botulínica. Essa toxina tem como objetivo paralisar a musculatura para que as marcas de expressão sejam suavizadas, e é muito comum que ela seja aplicada em locais onde há bastante movimentação, como na região da testa, entre as sobrancelhas, e também na lateral externa dos olhos. Além disso, ela também pode ser indicada para harmonizar o arqueamento das sobrancelhas, suavizar o sorriso gengival, diminuir as abas das narinas, tratar as rugas ao redor da boca e na região do queixo e do pescoço, melhorando o contorno da mandíbula. 

Outra técnica muito comum na harmonização facial é o preenchimento feito com ácido hialurônico, que é uma substância absorvível pelo corpo humano e tem como objetivo volumizar pontos-chave. São mais comuns o preenchimento labial, preenchimento de olheiras, preenchimento de nariz, preenchimento de malar (conhecido como “maçã do rosto”), preenchimento de mandíbula e preenchimento de mento.

Segundo a Dra. Ana Carulina Moreno, uma dúvida frequente no consultório é a partir de que idade é indicado realizar a harmonização facial, e a médica esclarece não há idade mínima. Afinal, esses procedimentos são indicados para todos aqueles que têm a intenção de ter um rosto mais proporcional e/ou jovem ou apenas querem realçar algum ponto de beleza. 

Outra dúvida frequente, segundo a dermatologista, é sobre o tempo de recuperação que, assim como o protocolo de tratamentos, é algo individual, pois vai depender dos procedimentos que foram realizados. No geral, os pacientes que realizam toxina botulínica e preenchimento podem voltar à rotina habitual já no dia seguinte, tendo cautela apenas com exercícios físicos de alto impacto e exposição solar por alguns dias.

O receio de ter um resultado artificial é o que afasta muitas pessoas de tomarem a iniciativa para realizarem o procedimento, por isso é necessário buscar a orientação de um profissional qualificado e de confiança para que seja proporcionada uma mudança sutil e adequada.

A dermatologista chama atenção ainda para uma pesquisa realizada pela professora Dr. Alexa Kimball, da Harvard Medical School, que sugere que 80% do envelhecimento é relacionado ao estilo de vida e 20% é relacionado à genética. Por isso, reforça que, além dos procedimentos, é fundamental manter uma rotina com hábitos saudáveis, alimentação rica em proteínas e vegetais, exercícios físicos regulares e bastante ingestão de água.

Dra. Ana Carulina Moreno é dermatologista pela SBD e especialista em harmonização facial no Rio de Janeiro.
SITE: https://www.carumoreno.com.br/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/dra.carumoreno/
WHATSAPP: (21) 99625-6065      TELEFONE (21) 2132-7303
ENDEREÇO: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 01, Bloco Lagoa 1, Loja 162, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.

Website: https://www.carumoreno.com.br/

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]