Opinião

Carta aberta aos estudantes, pais e responsáveis, um alerta

Estudantes do ENSINO MÉDIO NÃO poderão ser certificados!!! Todos os colégios estaduais que tiveram a sua Matriz Curricular alterada estão IRREGULARES!!! Conforme tem demostrado nesse Blog, no dia 30 de março em texto assinado pelas educadoras, Veronica Yurika Mori, Edimara Domingues de Oliveira e Carolina Maria Amaral.

No final de dezembro de 2020 foi publicada a Instrução 011/2020, na qual a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) faz alterações na matriz curricular das escolas estaduais de Ensino Médio do Paraná, diminuindo uma hora/aula semanal das disciplinas de Arte, Filosofia e Sociologia.

Desde então, professoras e professores preocupadas/os e prejudicadas/os com essa medida autoritária e arbitrária se organizaram e um coletivo: o Coletivo Humanidades. Somos um grupo autônomo, mas tivemos importantes parcerias: APP Sindicato, Núcleos de Estudos de Arte, Filosofia e Sociologia, Entidades Estudantis, Professores Universitários, Vereadores, Deputados e mais um tantão de gente preocupada com o futuro de vocês.

Buscamos insistentemente o diálogo com a SEED. Esse diálogo não aconteceu. Passamos então a estudar leis, deliberações, pareceres, instruções normativas etc., que regulamentam o funcionamento de toda e qualquer instituição escolar de Ensino Médio no Estado do Paraná.

Neste caminho, descobrimos que uma decisão tão séria como a mudança na Matriz Curricular NÃO pode ser feita de qualquer jeito e por qualquer um. Não pode ser feita sem a Consulta da Comunidade Escolar – estudantes, professores, pais e responsáveis, direção, funcionárias/os. A Matriz curricular não pode ser modificada sem a aprovação do Conselho Escolar (presente em toda a escola) e do Conselho Estadual de Educação e isso não vai acontecer por causa de todas as irregularidades já denunciadas.

Por isso tudo isso, podemos afirmar: o Ensino Médio está irregular e vai prejudicar milhares de estudantes. Está tudo documentado e denunciado ao Ministério Público. Está prejudicando você: estudante do Ensino Médio que teve a Matriz Curricular alterada!

Coletivo Humanidades

Clique aqui para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo