20/8/2013 –

CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO

A Alstom, patrocinadora da 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP no período de 10 a 13 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo vai focar suas ações durante o evento na divulgação dos trens regionais VLTs Citadis e Axonis.

Quem passar pelo estande da empresa, na Metroferr – exposição que acontece em paralelo ao Congresso – terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os produtos fabricados para atender a mobilidade urbana nas grandes cidades.

VLT Citadis: Implantado em 40 cidades e com mais de 1.500 composições em operação, o Citadis é uma solução moderna e sustentável, pois tem capacidade de transportar um volume de passageiros equivalente a 50 carros ou três ônibus. O Citadis é um meio de transporte modular que se adapta às necessidades do local, preservando o seu patrimônio arquitetônico. Além disso, é considerado uma das principais soluções sustentáveis para as mudanças que serão realizadas nas cidades brasileiras. Capitais como Rio de Janeiro e Goiânia, além de cidades menores como Jundiaí têm possibilidades de atuar com esse modal.

O VLT é um meio de transporte que contribui para a melhoria do planejamento das cidades. É ideal para pessoas que tenham mobilidade reduzida, devido à altura e formato de suas portas, não polui e respeita a arquitetura do local. A energia pode ser fornecida pelo sistema APS, desenvolvido pela Alstom, que elimina a necessidade de uso de catenárias, retirando os fios elétricos aéreos.

Axonis: O Axonis – que estará disponível no mercado até o final de 2013 – é um sistema de metrô elevado capaz de transportar de 15 a 45.000 passageiros por hora por sentido de circulação e que se move principalmente sobre viadutos, ao nível do solo e túneis. Uma vez que o viaduto é elevado, as vias ferroviárias de concreto utilizam o sistema Appitrack – um método de construção rápida da Alstom para VLTs e trilhos de metrô que estabelece 150 metros de trilho por dia, em comparação com os 20-50 metros que se conseguem com tecnologia tradicional.

Os trens, modelo Metropolis são compostos de dois a cinco carros que podem circular a uma velocidade de até 80 km/hora, em elevações de até 6%. O consumo de energia é limitado, já que está equipado com rodas de aço, bogies 100% motorizados e Hesop, uma tecnologia que permite reutilizar em sua totalidade a energia cinética gerada pelo trem nas fases de frenagem. Portanto, a combinação destes três elementos reduz a energia de tração necessária em até 40% em comparação com os trens de metrô que circulam sobre rodas de borracha. Se trata de um metrô sem maquinista, equipado com a solução CBTC mais recente da Alstom, o Urbalis Fluence, que assegura uma fluidez máxima com intervalos mínimos entre trens sucessivos.

Sobre a Semana Metroferroviária – Na sua 19ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária – que este ano tem como tema central “Os Desafios da Mobilidade Sustentável” – é considerada o mais importante Congresso Técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Na ocasião, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades. “Durante os quatro dias serão apresentados 44 trabalhos técnicos e 12 painéis de debates que abordarão temas da atualidade (Monotrilho, Veículos Leves sobre Trilhos, Trens Regionais, Modalidades de contratação, a importância do planejamento em projetos, Capacitação profissional no País, Mobilidade urbana entre outros)”, diz Jayme Domingo Filho, vice-presidente da Aeamesp e coordenador técnico do encontro.

Sobre a Metroferr 2013 – Organizada pela CKZ Eventos, a Metroferr 2013 será realizada paralelamente ao Congresso. A exposição, com cerca de 3.000 m² de área disponível reunirá expositores, fornecedores de equipamentos e serviços metroferroviários. Este ano a feira permitirá a montagem de estandes de 9 a 60 m².

Veja a programação preliminar no link abaixo: http://semana.aeamesp.org.br/19/SitePages/programa.aspx

As inscrições para o Congresso podem ser feitas por meio do site: www.aeamesp.org.br.

As empresas interessadas em patrocinar a 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e Metroferr 2013 poderão entrar em contato com CKZ Eventos: David Niegeski – [email protected] – Cel.: (21) 9737-7492 / Tel.: (21) 2249-9550 / ID: 126*1458
Cristina Kerr – e-mail: [email protected] – Tel.: (11) 2387-0111

Serviço
O quê: 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e Metroferr 2013
Data: 10 a 13 de setembro de 2013
Horário dia 10: 14h00
Horário dias 11, 12 e 13: 9h00 às 17h00
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º – São Paulo – SP

O credenciamento de imprensa poderá ser realizado até o dia 09 de setembro com Katia Siqueira – [email protected]

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